Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Cerca de 3,65% da população realizou teste da Covid-19 em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Porcentagem contabiliza apenas testes realizados no município. Não estão somados os testes realizados fora de Guaporé

Foto: Ilustração

Especialistas que estudam as consequências da pandemia do coronavírus (Covid-19) acreditam que, para uma análise da real situação, seria necessária a testagem em massa da população. Porém, o Brasil é um dos países que menos testes aplica, em especial o RT-PCR considerado ideal para o diagnóstico da Covid. Em todo o território nacional, conforme a plataforma Our World In Data (Utilizada nas estatísticas da Universidade Johns Hopkins), a média é de 2,28 pessoas testadas a cada 100 mil habitantes. São 1.755.779 casos confirmados da doença e, deste total, 1.054.043 estão recuperados.

No Rio Grande do Sul, o número de casos chega a 36.434, sendo 31.031 recuperados (85%). 870 pessoas perderam a vida em decorrência da doença. O Estado realizou cerca de 600 mil testes na rede pública. O município de Guaporé, através das ações do Comitê de Operações Emergenciais (COE), composto por profissionais de saúde do Hospital Manoel Francisco Guerreiro e da Secretaria de Saúde, informou que 940 pessoas fizeram o teste na cidade. O número representa 3,65% do total da população, estimada em 25.727 segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Não estão contabilizados os testes realizados por guaporenses em outros municípios, o que aumentaria a porcentagem de pessoas.

Se a avaliação dos casos confirmados fosse realizada somente nos 940, o número de positivados seria de 26,91%. Porém, na somatória dos pacientes com a Covid-19, estão as pessoas que realizaram testes em Guaporé e fora, mas não são contabilizados no boletim epidemiológico divulgado pelo COE. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que, de todos os testes feitos, 5% ou menos deem positivo. A média de Guaporé, assim como do país, está muito acima.

Recuperados
A “Capital da Hospitalidade” apresenta, assim como nos outros 14 municípios pesquisados, um elevado número de pacientes recuperados da Covid-19. Dos 253 confirmados, apenas 40 estão com o vírus ativo e o restante (213) enfrentaram e venceram, com ou sem complicações, a doença. Não há registro de mortes em Guaporé. Entre as cidades – Anta Gorda, Arvorezinha, Guaporé, Cotiporã, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, Montauri, Vista Alegre do Prata, Nova Araçá, Nova Bassano, Casca, São Valentim do Sul, Paraí, Vespasiano Corrêa e União da Serra, são 1.236 casos confirmados do coronavírus com 1.098 recuperados (88,83%). 134 estão se recuperando. Quatro mortes, em Arvorezinha, Casca, Nova Araçá e Serafina Corrêa, foram registradas até o momento. A taxa de letalidade é de 0,32%.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários