Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Guaporé e São Valentim do Sul confirmam casos da Covid-19

por André Fabio Bresolin

Guaporense não apresenta risco de transmissão. Houve contato com o vírus, mas encontra-se curado

Na região, não há casos do novo coronavírus registrados nos municípios de Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados, União da Serra, Montauri e Casca
Foto: Divulgação

Territórios livres do novo coronavírus (Covid-19) durante dois meses de intenso enfrentamento pelos órgãos governamentais e de saúde no Rio Grande do Sul, os municípios de Guaporé e São Valentim do Sul, ambos localizados na Serra Gaúcha, confirmaram casos da doença entre os dias 8 e 10 de maio. Eles passam a integrar a lista das cerca de 200 cidades que apresentam pessoas infectadas com a Covid-19. No Estado são 2.576 casos confirmados e deste total 1.434 são de pessoas recuperadas. 100 pessoas perderam a vida em decorrência da doença.

Na “Capital da Hospitalidade”, conforme boletim epidemiológico divulgado pelo Comitê de Operações de Emergência (COE), o caso é de uma pessoa que realizou o teste em laboratório particular. O guaporense não apresenta risco de transmissão, apresentando apenas IgG (infecção mais antiga) positivo, ou seja, houve contato com o vírus, mas encontra-se curado. No total, foram nove testes particulares, sendo oito com resultado negativo. Já na rede pública, 12 coletas foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) com 11 descartes e uma positiva (caso de Vista Alegre do Prata). Um profissional da saúde está afastado das funções e aguarda o tempo necessário para realizar o teste rápido. Os três testes rápidos para os profissionais que atuam na linha de frente contra à Covid-19 deram negativo.

Em São Valentim do Sul, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, confirmou o primeiro caso no domingo, dia 10 de maio, Dia das Mães. Em nota, publicada na página oficial do Facebook, a informação de que a paciente está em acompanhamento.

“Informamos que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para conter e isolar possíveis novos casos. A Secretaria de Saúde reforça a importância de se manter os cuidados sanitários como: uso de máscara, higiene frequente das mãos, assim como evitar aglomerações e manter o distanciamento social”.

O primeiro caso da Covid-19 é de uma mulher, de 63 anos, moradora da Linha Fazenda Fialho, zona rural. Ela encontra-se internada em uma ala específica para casos suspeitos e confirmados da doença no Hospital de Caridade São Roque, de Dois Lajeados. Ela recebe todo o atendimento definido pelos protocolos de saúde e não está entubada. Seu estado de saúde é regular.

Outras cidades

O município com maior número pessoas infectadas com a doença é Serafina Corrêa. Conforme o COE, são 37 casos positivos, sendo que deste total 10 estão curados e 22 em tratamento domiciliar. Três estão internados e infelizmente a cidade registra uma morte. Nove pessoas aguardam análise dos testes encaminhados para o Lacen/RS e em laboratório particular.

Na região, não há casos do novo coronavírus registrados nos municípios de Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados, União da Serra, Montauri e Casca. As cidades mantêm diariamente ações para o enfrentamento da doença e seguem as normativas determinadas pelo Governo Estadual. O uso de máscara, em todo o território gaúcho, passou a ser obrigatório a partir da segunda-feira, dia 11 de maio.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários