Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria da Saúde realiza o “Dia D” de vacinação contra a gripe

por Eduardo Cover Godinho

Centro Municipal de Saúde e os Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estarão abertos no sábado, dia 12, das 8h às 17h. Equipe volante passará pela zona rural

O “Dia D” de vacinação contra a gripe influenza – vírus da gripe - está marcado para o próximo sábado, dia 12 de maio. O Centro Municipal de Saúde e os cinco Estratégias de Saúde da Família (ESFs) – Triângulo, Promorar, Nossa Senhora Aparecida, São José e Bom Jesus, funcionarão das 8h às 17h. A Secretaria da Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações, sob responsabilidade da enfermeira Regina Fin, também colocará uma equipe volante, com profissionais capacitados, para a aplicar a dose da vacina nas comunidades da zona rural. O roteiro começará às 7h50min na Capela São José – Linha 5ª e se encerrará às 15h30min na Linha 3 de Maio – Brítola (ver box).

Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Em Guaporé, conforme a Regina, foram imunizadas desde o dia 23 de abril, quando a 20ª Campanha de Vacinação teve início, 2.801 pessoas dos grupos de risco, cerca de 50% do total. Receberam a dose da vacina: 410 crianças; 244 trabalhadores na saúde; 68 gestantes; 16 puérperas; e 1.928 idosos. Foram imunizados também 135 professores – Ensino Básico e Superior. No total, fazem parte do grupo de risco 5.210 pessoas, somando os educandos.

“Estamos com uma vacinação muito aquém do que nós esperávamos, principalmente com as crianças, gestantes e puérperas. Atribuímos a baixa procura às temperaturas altas, fora de época, que atingem o Rio Grande do Sul. As pessoas não estão com resfriados e gripes mais fortes, com isso, a zona de conforto é muito maior. Por isso a vacinação é feita agora. Quando chegar o rigoroso inverno, as pessoas dos grupos de risco, as mais acometidas pela gripe, vão estar imunizadas e preparadas para encarar a estação mais fria do ano”.

Para que o número de imunizados possa aumentar e atingir a meta de 90%, a enfermeira Regina, afirma que é preciso conscientização e informação sobre a real importância da vacina contra a gripe.

“Pedimos encarecidamente que os pais e responsáveis pelas crianças tragam-nas para que recebam a dose da vacina. Puérperas e gestantes também devem nos procurar. Vamos procurar no ‘Dia D’, imunizar o maior número de pessoas possível. Prevenir evita que tenhamos internações hospitalares”.

Além dos grupos de risco, também serão imunizadas pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais. Para estes, há um roteiro específico e diferenciado.

Roteiro de Vacinação

Local Horário
Capela São José – Linha 5ª 7h50min
Santo Antão – 3 de Maio 8h20min
Monte Bérico – Linha 2ª 8h50min
São Marcos – Usina 9h20min
Monte Cuco 9h30min
São Paulo – Sub-Prefeitura Distrito Colombo 10 horas
Ernesto Alves 10h30min
Caravagio – Félix da Cunha 11 horas
Santo Antônio – Linha 2ª 11h30min
Linha 2ª – São Pedro (Salão) 13h30min
Linha 7ª (Escola) 14 horas
Linha 8ª (Salão) 14h30min
Capela São Paulo – Linha 8ª 14h50min
Britola (Salão) 15h30min

 

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais