Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Descartados os dois casos suspeitos de coronavírus em Guaporé

por André Fabio Bresolin

Procedimentos foram realizados pois um deles havia retornado de um dos países da Europa com maior número de casos confirmados

“Não é preciso alarme ou medo, pois não temos casos confirmados na cidade e nem pacientes graves”, destacaram os integrantes do COE
Foto: Divulgação

O Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Saúde, confirmou na terça-feira, dia 10 de março, o primeiro caso de coronavírus (Covid-19). Um homem, de 60 anos, morador de Campo Bom – região metropolitana de Porto Alegre, que esteve em Milão/Itália, atestou positivo para a doença e encontra-se em isolamento domiciliar. Em solo gaúcho, conforme o último boletim divulgado, 69 casos são suspeitos e 129 foram descartados após análises das amostras no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). Das suspeitas da infecção com o Covid-19, as duas de Guaporé foram descartadas.

Os guaporenses apresentaram um dos sintomas da doença (febre) e procuraram atendimento médico. Ambos preencheram o protocolo de manejo clínico e o material foi coletado para análise. Os procedimentos foram realizados pois um deles havia retornado de um dos países da Europa com maior número de casos confirmados. O Comitê de Operações de Emergência (COE), formado por profissionais da área da saúde (Secretaria, ESFs e Hospital) de Guaporé, efetuou o monitoramento dos casos e tratou, ao longo do período de espera do resultado do Lacen, de tranquilizar a comunidade.

“Não é preciso alarme ou medo, pois não temos casos confirmados na cidade e nem pacientes graves”, haviam destacado os integrantes do COE.

Conforme a equipe de profissionais do COE, é importante ressaltar que não há necessidade de pânico. Os sintomas do Covid-19 são similares aos da gripe (tosse, coriza, febre) e cerca de 80% dos infectados se recuperam sem a necessidade de tratamento especial. As principais recomendações incluem bons hábitos de higiene como lavar as mãos, cobrir a boca ao tossir e espirrar, manter distância de quem estiver tossindo e espirrando.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários