Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Atendimento em casa: Guaporé tem equipe habilitada pelo Ministério da Saúde

por André Fabio Bresolin

O objetivo da ação é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais

No Rio Grande do Sul, são 10 as cidades que estão aptas e entre elas: Guaporé
Foto: Divulgação

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, habilitou 210 municípios de 21 estados com incremento de R$ 160,4 milhões para que possam proporcionar aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com impossibilidade ou dificuldades de se locomover até uma unidade de saúde, atendimento com profissionais especializados no tratamento em suas residências. No Rio Grande do Sul, são 10 as cidades que estão aptas e entre elas: Guaporé. O objetivo da ação é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais, evitando as internações e reinternações, bem como diminuir o tempo de permanência de usuários internados no SUS.

A “Capital da Hospitalidade” passará a contar com Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP). As EMADs são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que ofertam um suporte médico completo aos pacientes que estão acamados. Já as EMAPs têm composição mínima de três profissionais de nível superior, escolhidos entre oito diferentes ocupações: assistente social; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; nutricionista; odontólogo; psicólogo; farmacêutico e terapeuta ocupacional.

Conforme o Governo Federal, serão destinados R$ 480 mil, ao longo dos 12 meses do ano, para que o município possa disponibilizar o serviço de atendimento domiciliar para pacientes com impossibilidades e dificuldades. A habilitação trará mais qualidade de vida para as pessoas que precisam de cuidados e acompanhamento de saúde, como as acamadas. O serviço é caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, além de reabilitação com garantias da continuidade dos cuidados.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários