Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Aumento de casos da Covid-19 dispara alerta na comunidade de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Autoridades municipais e forças da segurança pública realizarão ações de conscientizações no final de semana

Foto: Ilustração

O aumento de casos do coronavírus (Covid-19) está preocupando as autoridades e acendeu o sinal de alerta na comunidade de Guaporé. Com 1.113 casos confirmados da doença, sendo deste total 36 ativos, o município registrou mais uma morte na semana. São 10 pessoas que deixaram familiares, amigos e conhecidos em decorrência das complicações causadas pela doença, que a cada dia ceifa centenas de vidas no Brasil.

O Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) na sexta-feira, dia 4 de dezembro, aponta para seis guaporenses internados em unidades hospitalares. 38 exames estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) e 76 pessoas estão em isolamento domiciliar junto com seus familiares.

Conforme dados do COE, Guaporé contabilizava 953 casos no término do mês de outubro. No mês de novembro, o número aumentou significativamente e, ao longo dos 30 dias, foram mais 134 casos da doença confirmados.

“Mais 22 casos de Covid-19 foram confirmados nos quatro dias do mês de dezembro. Infelizmente, neste período, registramos a morte de um homem, de 78 anos, e aguardamos o resultado dos exames de uma jovem, de 21 anos. Reforçamos o pedido para que as pessoas continuem se cuidando. Tenham amor a si e ao próximo”, disse a secretária Juliana.

O médico do Centro Municipal de Saúde (Posto Central – Unidade II), Dr. Gabriel Tomazelli, salientou que o aumento gradativo de casos da Covid-19 é exponencial.

“Não imaginávamos que retornaria com esta força. E para ser bem sincero, está mais grave que no começo da pandemia, quando registrávamos casos isolados e muitos exames não se confirmavam, apontando ser doenças virais ou comorbidades. Os isolamentos estão aumentando e praticamente todos os casos acabam positivando. A preocupação está se instaurando novamente e um medo surge tanto para a população quanto para nós da área da saúde”, disse.

Tomazelli afirma que houve um relaxamento das pessoas ao longo do mês de outubro e novembro.

“As pessoas não estão dando a devida atenção à doença. Os casos estão voltando. A Covid-19 não é brincadeira”, afirmou o médico que reforça o pedido para que todos utilizem máscara em ambientes internos e externos, higienizem as mãos com álcool 70% e respeitem o distanciamento social.

Ações

Diante do aumento dos casos em Guaporé, o COE, juntamente com os fiscais da Vigilância Sanitária e policiais do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), estarão desenvolvendo ações na Avenida Silvio Sanson e nos principais pontos para que se evite aglomerações e o consumo de bebidas alcoólicas. Use máscara, higienize mãos e ambientes com álcool e evite aglomerações.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários