Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Detectada a presença do Aedes Aegypti em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Mosquito transmissor da dengue foi localizado na Linha Quinta Peruzzo, próximo a rodada ERS-129

Guaporé está em alerta! Agentes de combate à dengue do Município, em monitoramento de rotina no dia 16 de abril, contando com a colaboração de populares, coletaram um mosquito adulto na rodovia ERS-129, próximo ao trevo da Linha Quinta Peruzzo. O mosquito, que tinha características semelhantes de ser o transmissor da dengue, foi encaminhado para o Laboratório de Análises do Estado (Lacen), e no dia 04 de maio, o Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, de Guaporé, recebeu a informação confirmando se tratar de uma fêmea adulta do Aedes Aegypti. Posteriormente, nas proximidades de onde foi encontrado o mosquito, foram coletadas diversas larvas, que foram encaminhadas e aguardam análise pelo Laboratório Estadual.

Foi encontrado um mosquito e é o Aedes Aegypti, e não o Aedes Albopictus. Este por sinal é natural da mata atlântica e tem muitos em Guaporé. Provavelmente o mosquito transmissor da dengue vai entrar com força no centro da cidade. O mosquito fêmea foi localizado em um depósito/desmanche de carros acidentados, ao lado de uma revenda de veículos. Provavelmente, segundo a pesquisa que fizemos, ele tenha vindo de um automóvel adquirido pelos proprietários do depósito”, disse Zulmar Roman Roos, responsável pela Vigilância Ambiental.

A partir da detecção do foco, os funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, de Guaporé, começaram atuar em um raio de 300 metros do local onde as larvas foram encontradas, fazendo varreduras em todas as residências e terrenos baldios, orientando os moradores e estabelecimentos que reúnem as condições propícias à presença do mosquito transmissor da dengue, sobre os procedimentos que devem ser adotados e os cuidados que devem ser tomados para evitar a presença do vetor.

Para evitar a disseminação do mosquito, o Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental orienta para que, desde já, toda a população de Guaporé tome medidas para evitar que o foco se alastre.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais