Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Na despedida do pe. Jacob Tônus, comunidade lota Igreja Matriz Santo Antônio

por André Fabio Bresolin

Vigário da Paróquia Santo Antônio de Guaporé faleceu no último dia 27, às 17h, em Passo Fundo

Momentos de emoção e despedida. A Congregação dos Padres Carlistas Scalabrinianos, familiares e comunidade prepararam uma linda despedida ao Vigário da Paróquia Santo Antônio de Guaporé, Padre Jacob Tonus, 74 anos, que faleceu no último dia 27 de agosto, às 17h, no Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. Com a Matriz lotada, a missa foi de homenagens pelo legado de amor e fé deixado pelo Padre Jacob. 25 padres participaram da Celebração de Exéquias.

Pe. Jacob nasceu em 27 de junho de 1945, em Vista Alegre, Nova Prata. Em 1962, ingressou no Seminário São Rafael em Casca e um ano após passou a estudar no Seminário São Carlos em Guaporé. Ao longo do período de preparação para o sacerdócio, estudou teologia e filosofia no Seminário João XXIII, em São Paulo, sendo que na cidade de Jundiaí fez a profissão perpétua dos votos em 9 de julho de 1977. Ali foi ordenado diácono no dia 4 de setembro do mesmo ano.

A ordenação sacerdotal aconteceu na “Capital da Hospitalidade” em 22 de janeiro de 1978, sendo nomeado no mês de agosto como vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vicente de Carvalho/Guarujá/SP. Em 1981, foi nomeado reitor do Seminário Menor Pe. Natal Pigato em Rodinha, Campo Largo/PR, onde desenvolveu a tarefa de formador dos seminaristas até dezembro de 1985. Após passar um período de estudos para sacerdotes em Roma, na Itália, foi designador vigário e posteriormente pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Cuiabá.

O Pe. Jacob Tonus atuou também na Paróquia Santa Cecília e São Pio X no Rio de Janeiro (1993), Paróquia São José, Capão Raso/Curitiba (1996), Paróquia São Pedro, Umbará/Curitiba (1998). Em 2010, prestou serviços pastorais nas paróquias Santo Antônio (Guaporé), Nossa Senhora de Lourdes (Sarandi) e Nossa Senhora do Rosário (Rondinha). De 2011 a 2014, exerceu ofício de pároco da Paróquia São Pedro, em Encantado. De 2015 a dezembro 2017 retornou para ser pároco da Paróquia São Pedro, em Curitiba. Em 2018, foi designado vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio em Guaporé, onde atualmente exercia seu ministério.

O Poder Público Municipal decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do Vigário da Paróquia Santo Antônio de Guaporé, Padre Jacob Tonus. A Rede Scalabriniana de Comunicação agradece as autoridades municipais pela consideração ao legado que foi deixado pelo sacerdote e também pelos dias em decreto de luto.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários