Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Missa “Drive-In” reúne dezenas de fiéis na comunidade Nossa Senhora da Saúde

por Eduardo Cover Godinho

Evento contou com a participação de devotos em 85 veículos

A pandemia do coronavírus (Covid-19) alterou o modo de vida de todos. Para evitar a propagação do vírus muitas foram as mudanças registradas no dia a dia, seja em casa, no trabalho e na forma de como interagimos com os demais. A aproximação, o abraço, carinho e o afeto estão restritos à troca de olhares e conversas respeitando o distanciamento, as ligações e chamadas de vídeo.
Buscando chegar próximo aos fiéis, a Paróquia Santo Antônio de Guaporé está levando aos lares as celebrações, nos finais dos dias, pelas ondas da Rádio Aurora 107.1 FM. Além deste canal que há décadas é utilizado para a evangelização, as transmissões via rede social (Facebook) também aproximam os fiéis. Em iniciativa inédita, já que não há possibilidade dos católicos estarem presentes nas igrejas e capelas para o acompanhamento das missas, os padres buscaram no sistema “drive-in” uma forma de levar a palavra de Deus.
A primeira celebração para conectar os fiéis em ambiente seguro aconteceu no sábado, dia 25, na comunidade da Capela Nossa Senhora da Saúde, zona urbana do município. Conforme o pároco, padre Pedro Nierotka, para a realização foram respeitadas todas as normas e orientações publicadas nos decretos Estadual e Municipal sobre o distanciamento social, bem como as orientações da Arquidiocese de Passo Fundo.
“O local é aberto, ventilado e possui um altar que possibilitou a realização da missa dentro das normativas sanitárias e de saúde. Ministros e equipe de liturgia utilizaram máscaras, higienizaram constantemente as mãos com álcool gel e respeitaram a distância de 1,5m durante a missa. Todos os devotos estavam de máscaras e não saíram dos veículos, nem mesmo para o recebimento da comunhão”, destacou o pe. Pedro.
A missa “drive-in” transcorreu dentro da normalidade e foi acompanhada, conforme a possibilidade da área, por cerca de 85 carros. Em cada um deles, dois ou três fiéis, ouviram as palavras do celebrante.
“Foi um evento muito acolhedor. A celebração emocionou pela fé e espiritualidade dos devotos. Obrigado a todos que participaram”.
Ao término da missa, convidados pelo pe. Pedro e demais celebrantes, os fiéis prestaram uma homenagem a São Cristóvão, aos Colonos e Motoristas e aos avós.
“Momento muito lindo e de respeito com esses trabalhadores que, diante de uma situação como esta que estamos vivendo, não deixaram de fazer o seu melhor. Nós, da Paróquia Santo Antônio de Guaporé, parabenizamos as duas categorias pela representatividade e importância no dia a dia. Como também aproveitamos para homenagear todos os vovôs e vovós”.
O pároco, pe. Pedro destaca que, se a classificação das medidas de distanciamento controladas não for modificada e continuarem as restrições de bandeira vermelha, novas celebrações religiosas no modelo “drive-in”, em outras comunidades e espaços com áreas amplas, serão realizadas.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários