Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Peregrinos completam mais uma caminhada ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

por Eduardo Cover Godinho

35 moradores de Guaporé, Dois Lajeados e Garibaldi encararam o frio, chuva e o cansaço ao longo dos 95 km do percurso

Grupo foi recepcionado por um dos padres organizadores da Romaria ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

O grupo “Caminhantes de Guaporé”, composto por 35 peregrinos de Guaporé (31), Dois Lajeados (3) e Garibaldi (1), concluiu com êxito a 7º caminhada ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha. Apesar do frio, chuva e do cansaço sentido ao longo dos 95 km do percurso, nenhum dos participantes desistiu, mostrando muita fé, determinação e superação própria a cada passo dado. Apesar da festividade da 139ª Romaria ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio só acontecer nos dias 26 e 27 de maio, o grupo, devido à falta de leitos na rede hoteleira de Bento Gonçalves, foi obrigado a antecipar a caminhada em uma semana. O tema da festividade religiosa, que reúne milhares de fiés do Rio Grande do Sul e demais estados brasileiros, é “Com Maria, peregrinamos, somos irmãos, somos da paz!”.

A partida dos peregrinos, coordenada por Tairone Moroni, Paulinho Bresolin, Diego Zanatta e Heloise Bressan, aconteceu na sexta-feira, dia 19, às 6h30min, em frente ao Sardela’s Bar. Deste ponto, o grupo seguiu pela ERS-129, posteriormente ERS-431, BR-470 e pelo charmoso “Caminhos de Pedra” até a chegada ao Santuário. Durante a peregrinação, o grupo parou para alimentar-se, descansar e repor as energias.

Moira Pulga Trombeta, que pela terceira vez realiza a caminhada, afirma que o grupo é fantástico e ao longo do trajeto há uma interação muito boa entre todos.

“É muito bom participar, pois em grupo tudo fica mais fácil. Alguns vão para pedir, outros para agradecer, outros pelo simples prazer de caminhar, enfim, cada um vai com seus propósitos. São três dias que requerem muito esforço e determinação, mas que no final, chegar até o Santuário de Caravaggio faz tudo valer a pena. E este ano foi emocionante, pois na chegada recebemos uma benção especial do padre celebrante nos transmitindo muita paz”.

Izabel Maróstica, em sua sexta peregrinação ao Santuário de Caravaggio, disse que cada momento é especial e este não foi diferente.

“O que eu posso dizer é que é uma renovação de vida que vale a pena. É um momento muito especial de emoção, agradecimento, fé, renovação e muitas bênçãos. Em alguns momentos a dor nos pés fica quase insuportável. Ela vem e forças para poder prosseguir e chegar até a imagem. Tem sempre uma coisa boa para acontecer na vida da gente! Acredite! A esperança será sempre o nosso guia”.

Heloise, uma das coordenadoras da edição 2018 e que pela segunda vez percorre o trajeto até o Santuário, afirma que, apesar do esforço e das dores, tudo é gratificante.

“É muito gratificante conseguir completar toda a caminhada, apesar da chuva e frio, a fé é bem maior. Além da fé que nos move por pedidos ou agradecimentos, foram momentos de aprendizado e companheirismo e, com certeza, levo dessa experiência a amizade que se fortalece a cada dia”.

Moacir Mercalli, um dos mais experientes do grupo dos Caminhantes de Guaporé, se emocionou ao longo do percurso. As lágrimas insistiam em cair do rosto. Ele, a cada passo dado, perguntava “Nossa Senhora”: por que tanta emoção?. Chiquinho, como é conhecido, disse que o grupo é fantástico, sendo que cada um carrega no coração a sua fé.

“Caminhei até Caravaggio para agradecer, primeiramente, pela saúde e por estar novamente na caminhada de fé. Chorei muito ao pensar em um mundo cada dia mais cruel e desumano, e também para que os nossos sonhos não sejam tirados por tantas pessoas egoístas que só pensam no seu eu. Solicitei à Nossa Senhora emprego para todos, paz em nossas famílias, no coração de cada um de nós, paz e fraternidade nas escolas, nas ruas e em todos os lugares que existirem seres humanos. Por um mundo mais justo e fraterno, para que um ajude ao outro e olhe com os olhos de Deus. Gratidão mais uma vez Nossa Senhora de Caravaggio”.

Após a chegada ao Santuário e a participação nas celebrações religiosas, o grupo “Caminhantes de Guaporé” retornou de ônibus.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais