Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Fiéis participam da 38ª edição da Procissão ao Morro do Cristo

por Eduardo Cover Godinho

Via Sacra, organizada pela Paróquia Santo Antônio de Guaporé, é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

Multidão de fieis acompanhou as celebrações religiosas ao longo das 14 estações
Foto: Rede Scalabriniana de Comunicação

A 38ª edição da Via Sacra, realizada pela Paróquia Santo Antônio de Guaporé, levou milhares de fiéis ao topo do Morro do Gallon, onde foi inaugurado em 12 de junho de 1969 um dos mais belos cartões postais da cidade: o Monumento ao Cristo Redentor. A procissão ao Cristo da Montanha é um dos atos de maior devoção de fé da comunidade católica e neste ano, segundo os organizadores, mais de 10 mil pessoas, vindas também de municípios arredores, participaram da caminhada, que teve como ponto de partida a Igreja Matriz.

O sol nem bem havia nascido e muitos aguardavam no trajeto. Muitos acompanharam as atividades programadas pela Paróquia. Outros aproveitaram o momento de calmaria da madrugada para orar e fazer a caminhada da “Via-Crúcis”. Centenas de pessoas, principalmente das comunidades do interior, bairros e grupos da Igreja, estiveram envolvidas nas encenações ao longo das 14 estações.

A Via-Sacra, um dos momentos ímpares de fé, consiste no trajeto em que os fieis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o “Pretório de Pilatos até o Monte Calvário”, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Alguns aproveitam e sobem descalços, cumprindo promessas pedidas anteriormente que foram alcançadas. Aos pés da estatua do “Cristo da Montanha”, uma celebração religiosa foi realizada pelo Padre Celito Percisi e acompanhada por milhares de pessoas. Durante todo o dia, moradores aproveitaram para orar e pedir a benção para que o ano seja repleto de realizações.

 

Cavalarianos

Além desta celebração, pelo terceiro ano consecutivo a Paróquia Santo Antônio de Guaporé, juntamente com os cavalarianos, realizou a Procissão a Cavalo. Aproximadamente 70 pessoas estiveram presentes e do trevo principal de entrada da cidade subiram até o “Cristo da Montanha” onde receberam uma benção do Padre Eliseu Canalle.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários