Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Seminário São Carlos sedia Retiro Carlista

por Michele Lunardi

Temas em debate tratam do passado, do presente e da esperança para o futuro

Uma semana marcada pela reflexão, pelo debate e pela oração. O Recanto São Carlos, abriga em sua estrutura, dezenas de padres da Congregação para momentos importantes.  São 170 padres na região da América do Sul, que durante três etapas abordam temas atuais. Uma das etapas aconteceu em Buenos Aires, para a Língua Espanhola, uma etapa em São Paulo, no mês de julho, e durante esta semana, a etapa em Guaporé.

Encontram-se em reflexão na cidade participantes do Brasil, Paraguai e Argentina. São sacerdotes Missionários  Scalabrinianos e dois religiosos estudantes que também integram ao Retiro.

O debate gira em torno de uma expressão do Papa Francisco, que diz: “Olhar com gratidão o passado, viver com paixão o presente, abraçar com esperança o futuro”. O coordenador deste Retiro, padre Evandro Cavalli explica que a cada dia, um dos três temas foi abordado.  No terceiro dia, 3 de setembro, a temática sobre a esperança esteve em pauta.  “A nossa situação de mundo hoje é de desventura. Nos noticiários, quanto caos, quanta confusão. Muitas vezes, nos sentimos desmotivados quanto ao futuro. Hoje, em nossa sociedade temos muitos profetas da desventura, da desesperança. Onde estão os profetas do otimismo, da esperança?” questiona.

E depois, como resposta, o padre Evandro conclui: “Se observarmos as declarações do Papa Francisco para o mundo todo, perceberemos que são mensagens da esperança. Ele é um profeta da esperança. Um referencial, no caos em que vivemos. Ele nos mostra, porém, que o bem está em cada um de nós. Nós temos fontes de esperança, temos pessoas que estão nos alertando. A esperança é fruto da Fé. Ela está na Fé em Deus, e Deus está em nós”.

Juntos, os sacerdotes fazem importantes análises sobre a sociedade, os desafios atuais, e principalmente, sobre os caminhos a serem tomados para guiar as comunidades pelo bem, pela paz e pela esperança.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários