Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Cartório Eleitoral de Guaporé destaca a importância do e-Título

por Eduardo Cover Godinho

Aplicativo, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), facilitara a vida dos eleitores no dia 15 de novembro

Aplicativo do e-Título é válido como documento oficial e será importante no pleito eleitoral
Foto: Ilustração

Milhares de brasileiros estão aptos para, no dia 15 de novembro de 2020, se dirigirem às milhares de seções eleitorais espalhadas pelos 5.570 municípios para a escolha dos candidatos aos cargos nos Poderes Executivo e Legislativo para a gestão 2021/2024. Devido a pandemia do coronavírus (Covid-19), uma série de medidas restritivas e sanitárias estão sendo tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, consequentemente os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs, para garantir a segurança de todos que participam ativamente do ato democrático.

Além da obrigatoriedade do uso de máscara, da higienização das mãos com álcool 70% ao entrar e sair dos locais de votação, da manutenção do distanciamento social nas filas e da orientação para que o eleitor compareça com a própria caneta esferográfica de tinta azul no dia da votação para assinar a lista de presença, o chefe do Cartório Eleitoral, da 22ª Zona da Comarca de Guaporé, Gustavo Lacerda lembra os votantes que o e-Título, aplicativo desenvolvido pelo TSE que consiste na via digital do título de eleitoral na palma da sua mão (através de telefone celular ou tablete), passou a ser também importante. O app, que passou por atualizações, permite que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar.

“O objetivo é facilitar a vida do eleitor no dia da votação. O e-Título é uma central de serviços e conta, além da foto do eleitor e seus dados cadastrados durante o recadastramento biométrico, com a consulta do local de votação, de débitos com a Justiça Eleitoral, emissão de certidões de quitação e crimes eleitorais, entre outros. A novidade é que o eleitor poderá justificar a ausência na urna, ou seja, no dia 15 de novembro a não possibilidade de votar em sua seção. O e-Título traz segurança, economia e facilidade para todos, em especial os eleitores que não precisam mais se deslocarem aos Cartórios Eleitorais para obter o documento”, destacou Lacerda.

O eleitor poderá baixar o e-Título, aplicativo gratuito para Android e iOS, nas lojas on-line do Google Play e App Store.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários