Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Grande Expediente homenageará Colégio Scalabrini

por Eduardo Cover Godinho

Proposta do deputado Juvir Costella (PMDB) acontecerá no Plenário 20 de Setembro no dia 14 de junho às 14 horas

Costella, natural de Guaporé, destacou que escola é importante no contexto histórico da cidade

Em 1917 a chegada das irmãs missionárias de São Carlos scalabrinianas causou momentos de euforia em Guaporé. Elas vieram a cavalo de Bento Gonçalves com o propósito de fundar um educandário para educar as filhas dos imigrantes. Desde aquela época, as irmãs se propuseram a trabalhar pelo bem do Município e principalmente pela educação da comunidade. Passaram pelo imponente Colégio Scalabrini, ao longo destes 100 anos de história, milhares de crianças e adolescentes, alguns em regime de internato.

A data comemorativa será lembrada no parlamento do Rio Grande do Sul. Através da proposição do deputado Juvir Costella (PMDB), aprovada em plenário pelos demais legisladores estaduais, a Assembleia Legislativa (AL/RS) realizará o Grande Expediente (Sessão Solene) no dia 14 de junho. A atividade, no Palácio Farroupilha – Plenário 20 de Setembro, está marcada para as 14 horas e reunirá parlamentares, autoridades estaduais e do município de Guaporé, além das irmãs scalabrinianas e representantes do centenário educandário. O tema do Grande Expedienete é: "O centenário do Colégio Scalabrini: educação, religião e história em Guaporé".

“O Colégio Scalabrini é uma referência educacional, não só em Guaporé e região, mas sim, no Rio Grande do Sul. Seu papel na formação de cidadãos tem sido importantíssimo ao longo da história e nós, como deputado estadual e representante na AL/RS, não poderíamos deixar passar essa data em branco. A vinda das irmãs Scalabrinianas em 1917 para Guaporé foi fundamental para que houvesse um desenvolvimento cultural e educacional diferenciado. O Scalabrini destaca-se no contexto, não só da educação, mas também na colonização do município pelos imigrantes italianos”, destacou Costella.

O Colégio Scalabrini, integrante da rede ESI – Educação Scalabriniana Integrada, é dirigido, pela primeira vez em sua história, por uma leiga e não por uma religiosa da congregação. Eliana Reolon é a diretora do centenário da escola, comemorado no dia 5 de março.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais