Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

38,5 mil eleitores decidem o futuro dos municípios da 22ª Zona da Comarca de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Votação, no dia 15 de novembro, das 7h às 17h, acontecerá nas cidades de Guaporé, Serafina Corrêa, Montauri, União da Serra, Dois Lajeados e São Valentim do Sul

Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está preparando uma das maiores e mais desafiadoras eleições. A pandemia do coronavírus (Covid-19) faz com que uma “operação de guerra” seja montada para evitar a disseminação do vírus nos milhares de locais de votação espalhados pelos 5.570 municípios brasileiros. São 147 milhões de eleitores aptos a comparecerem às urnas das 7h às 17h do domingo, dia 15 de novembro, para escolher seus representantes aos Poderes Executivo e Legislativo para a gestão 2021/2024. Em todas as seções, haverá mesários preparados e devidamente equipados, bem como a segurança necessária para que todos votem tranquilos e haja a garantia do pleno exercício da democracia.

Na disputa estão 19.346 prefeitos, 19.718 vice-prefeitos e 518.325 vereadores, segundo dados do TSE. No Rio Grande do Sul, são 1.352 prefeitos, 1.361 vice-prefeitos e 30.832 vereadores registrados e que buscam o apoio de 8,4 milhões de eleitores em 497 municípios. Números que podem ser alterados. Na 22ª Zona Eleitoral da Comarca de Guaporé, composta pelas cidades de Guaporé, Serafina Corrêa, Dois Lajeados, União da Serra, Montauri e São Valentim do Sul, são 212 candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TRE/RS) que estão buscanco 38,5 mil votos. Esta é a totalidade de eleitores aptos para o processo democrático.

Guaporé, que conta com 60 candidatos concorrendo aos cargos no Executivo (3 chapas) e Legislativo, possui o maior número de eleitores. São 18.127 aptos. Serafina Corrêa, com 40 postulantes aos dois poderes, tem 12.202 votantes. Dois Lajeados (2.981 eleitores), São Valentim do Sul (2.222 eleitores), Montauri (1.504 eleitores) e União da Serra (1.503) completam as cidades da 22ª Zona Eleitoral.

O juiz, Dr. João Carlos Inácio, salientou a importância do eleitor comparecer para exercer o seu direito democrático de escolher os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo para os próximos quatro anos.

“A Justiça Eleitoral, em especial os servidores da 22ª Zona da Comarca de Guaporé, está adotando todas as medidas necessárias para a segurança sanitária no dia da votação. É um importante momento e o eleitor está ciente disso. Abdicar do voto é deixar que outra pessoa escolha quem vai tomar as decisões no seu meio de convívio, ou seja, na comunidade”, disse.

O juiz eleitoral destacou que para votar basta apresentar qualquer documento oficial com foto, sem necessidade de levar o título de eleitor impresso em papel, como também, poderá se identificar usando somente o aplicativo para celular e-Título, que, além de outras funcionalidades, agora também mostra a fotografia do eleitor.

“Muito mais rapidez, praticidade e segurança na hora de votar”, afirmou Dr. João Carlos Inácio.

É importante destacar que é obrigatório o uso de máscara dentro e fora do local de votação e a manutenção da distância mínima de 1 metro dos demais. O pedido é para que se evite abraçar, beijar ou apertar a mão dos eleitores, mesários, fiscais de partidos e outros. Haverá álcool gel para higienização das mãos antes e depois de votar. O TSE recomenda aos eleitores que levem a própria caneta para assinar o caderno de votações e que o eleitor permaneça pelo tempo mínimo necessário na seção.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais