Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vereadores aprovam dois projetos na 17ª sessão ordinária

por André Fabio Bresolin

Representantes apresentaram 16 requerimentos escritos e verbais

Recurso ao Hospital Manoel Francisco Guerreiro, no valor de R$ 953,1 mil, foi aprovado por unanimidade
Foto: Eduardo Cover Godinho

Com a capacidade máxima de presentes no plenário Roberto Baldasso, os 11 parlamentares da Câmara de Vereadores, de Guaporé, apreciaram dois projetos de Lei, encaminhados pelo Poder Executivo, durante a 17ª sessão ordinária. A atividade, que ainda segue as recomendações sanitárias e de saúde, aconteceu na segunda-feira, dia 8 de junho, sob presidência do emedebista Jairo Elias Zanatta. Foram aproximadamente 70 minutos de leituras dos ofícios, apresentação de requerimentos escritos e verbais à Mesa Diretora, e aprovação dos projetos que autorizam a doação de área verde no Distrito Industrial e subvencionam recursos para a Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro no enfrentamento à Covid-19.

Requerimentos

Com destaque para o petebista Diego Nodari, responsável por seis requerimentos, os representantes do povo apresentaram 16 escritos e verbais no total. Nodari requereu informações completas das secretarias de Saúde, Educação, Obras e Viação, Turismo, Cultura e Esporte, Meio Ambiente e da Assistência Social e Habitação, pasta que era ocupada por um companheiro de partido até o mês de abril. O fato causou estranheza entre os vereadores e público presente na sessão ordinária.

Na carona dos pedidos, Valcir Fanton (PP) solicitou um relatório dos gastos em alimentação na Casa de Acolhimento, espaço sob responsabilidade da secretaria de Assistência Social e Habitação. O progressista Pato encaminhou pedido para patrolamento e britagem na rua da Ferrovia, providências para conter a velocidade dos veículos no bairro Nossa Senhora da Paz (Promorar) e construção de mais uma faixa elevada na rua Guilherme Mantense, bairro Conceição. Ele reitera o pedido para que o Poder Público fiscalize a comunidade quanto ao uso de máscaras.

Dra. Marisa Bordin e Homero Marcolina, ambos do MDB, solicitam estudo do Poder Público para verificar a possibilidade de auxiliar financeiramente, enquanto durar a pandemia, as escolas particulares de Educação Infantil. A vereadora também requer explicações de quando será oficializada a nova denominação da Casa da Cultura – Dra. Silvia Beatriz Puperi.

Rodrigo De Marco (PDT) requer o envio de ofício para a concessionária Rio Grande Energia (RGE) solicitando informações sobre a legislação, regulamentação e a forma de troca de postas na cidade, explicando a modalidade utilizada para selecionar os horários e se há comunicação para as empresas e população dos pontos afetados.

Projetos

Os dois projetos apreciados foram aprovados. O primeiro, de n.º 25/2020 que autoriza o Município a desafetar, para fins de doação, imóvel de sua propriedade, recebeu votos contrários dos vereadores progressistas Itamara Franceschini, Pita e Pato. A área verde está localizada no Distrito Industrial às margens da rodovia ERS-129 que, após a desafetação, será doada para instalação de estabelecimento industrial.
Por unanimidade, os representantes do povo aprovaram o projeto 45/2020 que autoriza o Município a subvencionar a Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro o valor de R$ 953,1 mil. O recurso faz parte do auxílio financeiro emergencial para o controle da pandemia da Covid-19, oriundo do Ministério da Saúde.

18ª sessão

Os vereadores voltam a se reunir para apreciar projetos em sessão ordinária na segunda-feira, dia 15 de junho, às 19h, no plenário Roberto Baldasso.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários