Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cartório Eleitoral inicia carga e lacre das 126 urnas da 22ª Zona Eleitoral da Comarca de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Procedimentos, realizados pelas técnicas de urna, podem ser acompanhados por partidos, população e órgãos fiscalizadores

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) iniciou a preparação das 2.828 urnas eletrônicas para o pleito de 2020, em todo o território gaúcho. Destas, 2.643 serão encaminhadas para os locais de votação e 185 são reservas, destinadas a substituição dos equipamentos que poderão apresentar defeitos durante o período em que os milhares de eleitores estarão depositando os votos nos candidatos que concorrem às vagas aos Poderes Executivo e Legislativo. As urnas recebem o carregamento com os softwares e com os demais dados necessários para o pleno funcionamento das eleições. A atividade está sendo realizada nas 165 zonas eleitorais.

No Cartório Eleitoral da 22ª Zona da Comarca de Guaporé, que compreende, além do município sede as cidades de Serafina Corrêa, Dois Lajeados, União da Serra, São Valentim do Sul e Montauri, as técnicas de urnas realizaram na última semana de outubro, a geração de mídias, que consiste em armazenar nos flashs cards (cartões de memórias) os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores com nome, número do título e dados biométricos.

Na terça-feira, dia 3 de novembro, os procedimentos de carga de urna foram iniciados. A atividade consiste em transferir para os equipamentos os dados inseridos nos cartões de memória. As memórias de votação ficam em compartimento lacrado na urna e guardam as informações da votação. Por fim, a memória de resultado é aquela na qual, após o fechamento da seção, é gravado o resultado da votação e enviado para a totalização.

O chefe do Cartório Eleitoral, Gustavo Lacerda, está supervisionando as atividades de carga e lacre dos equipamentos e afirma que os procedimentos são executados com atenção redobrada.

“Não pode haver erros. Estão sendo inseridos os dados dos 212 candidatos (22 prefeito/vice-prefeito e 190 vereadores) que estão concorrendo nas seis cidades que são compreendidas pela 22ª Zona Eleitoral. É um serviço criterioso e de fundamental importância. Além destes dados, são informados o número da seção, eleitores, a data e a hora para que não haja imprevistos no decorrer da eleição. Testes de funcionamento de todas as teclas e do terminal do mesário também são executados neste processo. O trabalho pode ser fiscalizado por entidades como o Ministério Público e OAB, bem como representantes dos partidos, imprensa e população”, disse.

Lacerda ainda complementou:

“A carga e lacre de urnas marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas. É bom esclarecer que, conforme a legislação, vão para as urnas os candidatos com registros deferidos e também os indeferidos com recurso. Estes, em virtude do processo não estar concluso e não haver decisão, estão aptos a fazer campanha. A partir de agora não há possibilidade de modificação”, destacou.

O juiz eleitoral da 22ª Zona da Comarca de Guaporé, Dr. João Carlos Inácio, é o presidente da Comissão responsável pelos atos preparatórios que antecedem as eleições municipais. A previsão é que o carregamento das urnas eletrônicas esteja finalizado no dia 6 de novembro.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais