Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vereadores juvenis tomam posse no Poder Legislativo de Guaporé

por André Fabio Bresolin

22 legisladores titulares e suplentes, representando os educandários da cidade, realizarão quatro sessões plenárias

As sessões da Câmara Juvenil estão marcadas para os dias 9, 24 e 30 de outubro
Foto: Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores, através da Mesa Diretora presidida pelo emedebista Jairo Elias Zanatta, está realizando mais uma edição da Câmara Juvenil. Proposta em 1987 pelo então vereador João Carlos Moccellin (PMDB) e colocada em prática dois anos depois, a atividade tem como objetivo integrar os estudantes guaporenses na vida legislativa, dando-lhes condições de sugerir providências político administrativas para melhorar a qualidade de vida da população.

Após os pleitos eleitorais e escolhas nas escolas das Redes Municipal, Estadual e Particular, os vereadores juvenis eleitos tomaram posse em sessão no plenário Roberto Baldasso. Com a presença de um expressivo número de munícipes, em especial a comunidade escolar, o futuro político da cidade escolheu como presidente Alexander Casiraghi Gomes da Rocha. O aluno da Escola Estadual Bandeirante terá a missão de comandar as sessões.

Além dele, fazem parte da Câmara Juvenil 2019: Sofia Dall Bello da Silva (Escola Estadual Bandeirante); Yuri Korolko e Yuri Tavella Castaman (Escola Municipal Dr. Jairo Brum); Otávio Augusto Zanchin Lisot e Henrique Osmarini Zanella (Colégio Scalabrini); Guilherme Caue Bruznera de Lima e Ryan Branchi (Escola Municipal Imaculada Conceição); Simone Farias Simões e Isabel Jovane Soster (Escola Especial Sementes do Amanhã); Jhenifer Carpenedo de Costa e Carlos Eduardo Zancanaro Ulmi (Escola Estadual Técnica Agrícola); Ana Paula Critófoli e Marcos Vinícius da Costa de Lima (Escola Estadual Félix Engel Filho); Camila Vieira Lopes e Taciele Francisco Borges (Escola Municipal Alexandre Bacchi); Eluiza De Albuquerque Borges e Juliana Faciochi (Escola Municipal Zaida Zanon); Pedro Henrique Cemin Cestari, Esduarda Oliveira da Paz, Daniela Granella e Celmar Pierozan Junior (Escola Estadual Frei Caneca).
Zanatta elogiou a postura dos vereadores juvenis e disse que o Poder Legislativo está fazendo seu papel na busca por uma sociedade cada vez melhor.

“Trazer o jovem para uma ação de conscientização sobre o seu papel como cidadão e oportunizar que tenham acesso aos princípios básicos formadores de uma sociedade, direito e deveres, são algumas das atividades que propomos com o projeto. Apesar da Câmara Juvenil ser restrita as questões legislativas municipais, a edição de 2019 pretende, mais do que isso, demonstrar a importância do jovem na política, tanto para esclarecimento, conhecimento e formação, quanto para uma renovação na sociedade de pessoas críticas e conscientes do exercício do Poder Público, em suas esferas de atuação”, destacou.

As sessões da Câmara Juvenil estão marcadas para os dias 9, 24 e 30 de outubro. Os encontros têm duração aproximada de duas horas e são acompanhados pelos “vereadores padrinhos”, além de familiares, estudantes das escolas e comunidade em geral. Ainda sem data, os vereadores juvenis vão visitar à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (AL/RS) e o Palácio Piratini.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários