Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

PP de Guaporé pede explicações sobre conduta nas eleições municipais ao ex-vereador Pasini

por Eduardo Cover Godinho

Progressista, que ficou 28 anos no Poder Legislativo (sete mandatos consecutivos), tinha desejo de concorrer ao Poder Executivo

Pasini (de pé) está no Progressistas há cerca de três décadas
Foto: Arquivo Rádio Aurora

O Diretório Municipal do Partido Progressista (PP), através da diretoria executiva presidida por Valcir Antônio Fanton, cobra explicações do ex-vereadores Adílio Antônio Pasini sobre sua conduta durante o processo eleitoral. Os progressistas, conforme ofício encaminhado, demonstraram descontentamento com as atitudes do colega e companheiro que, durante o período que antecedeu a convenção partidária, desejava compor a chapa majoritária.

“... passou a trabalhar, pedir voto, auxiliar e apoiar a coligação ‘Guaporé no Rumo Certo’, composta partidos adversários ao nosso”.

No documento, os Progressistas destacam que uma Comissão foi criada para avaliação dos nomes que concorreriam aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito e, por motivos que são de conhecimento de Pasini, seu nome não foi escolhido. Ainda informam que, respeitando o Estatuto, a Executiva abriu edital de convocação para a Convenção Municipal de Escolha de Candidatos e Formação de Coligações – Eleição 2020, mas não houve apresentação de chapas lideradas pelo ex-legislador.

“Descontente com a não indicação à chapa majoritária, passou a não integrar mais o grupo progressista, distanciando-se e fazendo discursos contrários as deliberações em convenção e às orientações partidárias... foi a campo procurar nomes para candidatos à vereança juntamente com o Presidente do PDT, Sr. Ademir Damo, fez visitas públicas, pediu voto contrário ao Partido, e por fim festejou a vitória dos adversários, ou a derrota do seu partido”, destaca o texto.

Pasini, segundo o documento, desrespeitou o artigo 91 do Estatuto do Progressista e está sujeito às sanções de expulsão com cancelamento de filiação partidária, previstas no art. 95.

Em resposta

O ex-vereador encaminhou sua defesa para o presidente do PP, Valcir Fanton. Na carta, contrapõe-se dos fatos apresentados e afirma ter construído uma carreira de sucesso que exigiu muito trabalho, disciplina e paciência para encarar todos os obstáculos e dificuldades que se apresentaram ao longo do caminho.

“O desânimo, de fato, atrapalha e dificulta a conquista dos nossos objetivos”.

Pasini disse que nunca ‘escondeu sua vontade de concorrer a um cargo de maior relevância no município’ e, como não colocou-se à disposição a reeleição na Câmara de Vereadores, afastou-se para continuar desempenhando seu papel na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, na qual está há 18 meses como Coordenador Regional de Projetos. Porém, não negou-se em ajudar candidatos à vereança do partido.

“Acho uma injustiça recair sobre mim a ‘culpa’ de não termos alcançado o objetivo principal, que era de nossa majoritária ser eleita, entendo a partir dos relatos a mim apresentados que minha não participação pesou para o resultado final, sendo assim resta uma pergunta: Minha participação na composição da chapa teria nos dado a vitória?”, argumenta Pasini que afirma que os adversário usaram seu nome, que o grupo Progressista considerava fraco para compor a majoritária, como estratégia para angaria votos.

Pasini disse estar consternado com a situação exposta e que situações precipitadas podem mudar os rumos de uma história.

“Sinto cada dia mais que suas atitudes não passam de estratégias para me afastar deste grupo e me fazerem tomar decisões drásticas sobre minha vida e meu legado político”, encerra.

Convites

O Democratas (DEM) convidou oficialmente o ex-vereador Pasini para fazer parte do grupo. A ficha de filiação está pronta, só faltando todos os trâmites burocráticos entre PP e Pasini. Membros do DEM, presidido por Tassiano de Oliveira, estiveram reunidos com o ex-legislador por diversas vezes. Nos encontros, expuseram a situação do partido e prestaram solidariedade ao momento vivido. As conversas, conforme informações de Democratas, estão bastante adiantadas, faltando apenas detalhes ara a assinatura da filiação na agremiação partidária.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários