Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Tua Saúde
19:00:00
 
 

Secretaria de Obras realiza “mutirão” para limpeza de resíduos jogados irregularmente no antigo Britador

por Eduardo Cover Godinho

Quantidade surpreendeu o secretário Fabiano Farina. Não é a primeira vez que ação é necessária pela falta de educação das pessoas

No mês de comemoração ao Meio Ambiente, com diversas iniciativas de conscientização e preservação acontecendo, a Administração Municipal, através da secretaria de Obras e Viação, se deparou com mais uma situação de descarte irregular de resíduos secos e orgânicos. Na altura do antigo Britador, no entroncamento dos bairros Santo André e Pinheirinho com a Linha Três de Maio (Brítola), foram recolhidos em “mutirão de limpeza” restos de comida, sacolas plásticas, garrafas pets, caixas de leite, materiais de construção (azulejos, lajotas, ferro, tijolos, vidros), roupas e calçados.

A quantidade de lixo jogado irregularmente às margens do Arroio Barracão surpreendeu o secretário Fabiano Farina.

“Entramos no inverno, a estação mais chuvosa do ano e que por conta do descarte de lixo irregular pode trazer grandes problemas com o transbordo do Arroio Barracão. Não é admissível que imagens como essas, ainda façam parte da cultura de alguns em nossa cidade”, desabafou.

O secretário concluiu dizendo:

“É preciso ter a consciência que todo ato tem uma consequência. Consequências estas, que todos nós já conhecemos e que nos últimos anos a Administração Municipal tem feito de tudo para que não se repitam. Lugar de lixo é no lixo”.

O secretário Farina lembra que o Município conta com recolhimento diário de resíduos secos e orgânicos. Além disso, dispõe dos serviços de Eco Móvel e Eco Ponto. O Eco Móvel recebe mensalmente agendamentos para o descarte correto de volumosos, como sofás, armários, cadeiras, mesas, colchões, cama, sobras de madeira, fogões, geladeiras, máquinas de lavar, entre outros objetos. São duas rotas que recebem o recolhimento, mas antes de descartar o volumoso em frente à residência, o munícipe precisa fazer o agendamento pelo 3443-5987.

 

Multa

A colaboração da comunidade, em especial dos moradores das proximidades, é fundamental para evitar que cenas de desrespeito ao meio ambiente se repitam. Denuncie citando o nome e/ou a placa dos veículos de quem está cometendo a infração. Para quem for flagrado descartando lixo em locais irregulares há multas, conforme determinam as leis ambientais. Conforme decreto federal 6514/2008, os valores podem variar de R$ 50,00 a R$ 10 mil. Mais informações e denúncias, todas elas sigilosas, podem ser repassadas para a Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones (54) 3443.5987 ou 3443.6372.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários