Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Aumenta o número de casos de descarte irregular de lixo em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Secretaria de Meio Ambiente pede responsabilidade comunitária com a natureza

Denúncias todos os dias, depósitos irregulares em terrenos baldios, margens do Barracão, estradas do interior. Móveis, restos de construção, roupas resultantes provavelmente de doações, brinquedos, entulhos. Esta é a realidade que vem se apresentando em Guaporé nos últimos meses. Total irresponsabilidade e desrespeito com o meio ambiente.

No último dia 18 de fevereiro a secretaria de Meio Ambiente flagrou mais um exemplo: sofás descartados em uma ponte do Arroio Barracão, correndo o risco de cair no rio, causando os prejuízos já conhecidos em tempos de chuvas, quando há possibilidade de transbordo se o fluxo das águas for bloqueado. Não bastasse, outro flagrante mostra grande quantidade de roupas descartadas. “Acima de tudo isso nos entristece. Porque há recolhimento gratuito de todo o tipo de descarte em Guaporé. Desde a separação do lixo seco do orgânico, passando pelos volumosos, como restos de madeira, móveis, entulhos, até chegarmos nas campanhas dos eletrônicos. Não há justificativa para este tipo de atitude que prejudica toda uma comunidade e principalmente contamina e deteriora nossos recursos naturais”, lamenta a secretária Monia Zampeze.

“O mais impressionante é que as pessoas se dão ao trabalho de encher a carroceria de suas caminhonetes de entulho e ir até o interior descartar seu lixo na natureza, enquanto o caminhão da prefeitura faz o recolhimento agendado gratuitamente e ainda recebe os entulhos toda a segunda-feira de tarde na secretaria de Obras, com o Eco Ponto” explica.

A Lei Ambiental tem multa e até prisão para quem descumpre suas regras. Porém, os flagrantes são difíceis e as denúncias apontam o acúmulo de lixo em muitos lugares da cidade, porém as pessoas não têm conhecimento dos autores do desrespeito. É importante manter-se alerta e fotografar quando possível as pessoas que realizam essas atitudes que não são aceitáveis em comunidade. Preservar o meio ambiente é garantir o presente e o futuro das gerações.

Para agendar o Eco Móvel ou entrar em contato com a secretaria ligue: (54) 3443 5987.

Para o Eco Ponto, o recebimento de volumosos acontece às segundas-feiras à tarde, na secretaria de Obras- Parque de Máquinas na rua Elias Scalco, bairro Planalto.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários