Depósito de lixo ilegal à beira do Arroio Barracão
Moradores denunciam prática recorrente, agravada nos últimos dias
Foto: Divulgação
Campanhas de conscientização, novos serviços públicos de recolhimento de volumosos, legislação ambiental mais rígida. Nada disso parece afetar a prática daqueles que têm o hábito de descartar todo o tipo de lixo em áreas públicas, interior, encostas de rios ou terrenos baldios.
Uma irresponsabilidade criminosa que vai contra todo o amadurecimento da consciência coletiva de reciclar, reaproveitar e preservar.
O flagrante de um morador da Linha 3 de Maio Brítola, beira do Arroio Barracão, próximo ao antigo Britador já não surpreende mais. “É uma pena que algumas pessoas destruam o trabalho de muitas. No que o lixo irregular é recolhido, já no dia seguinte as pessoas vêm e largam todo tipo de entulho na beira da estrada. Móveis velhos, brinquedos, plástico, resto de construção, e tudo que se possa imaginar. As duas pedreiras aqui da região estão servindo de depósito e as pessoas já nem se surpreendem mais. Mas isso não pode ser aceito e nem se tornar normal. Moramos no interior e estamos vendo muitas pessoas querendo sair da cidade em busca de um refúgio de paz na natureza. Se continuarmos assim, não haverá refúgio, nem natureza”.
A secretaria de Meio Ambiente foi comunicada e reafirma os serviços de Eco Móvel e Eco Ponto. O Eco Móvel recebe mensalmente agendamentos para o descarte correto de volumosos, como sofás, armários, cadeiras, mesas, colchões, cama, sobras de madeira, fogões, geladeiras, máquinas de lavar, entre outros objetos.
São duas rotas que recebem o recolhimento, mas antes de descartar o volumoso em frente à residência, o munícipe precisa fazer o agendamento.
A comunidade deve entrar em contato telefônico (3443-5987) e agendar o recolhimento com antecedência.
É importante também denunciar a prática do depósito irregular do lixo para as punições previstas em Lei. Fotografe, denuncie e ajude a coibir esta prática criminosa que destrói o meio ambiente e polui a cidade e interior.
Comentários