Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Trem dos Vales: “Inacreditável e imperdível”, destaca Rodrigo Lorenzoni

por Eduardo Cover Godinho

Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou o passeio entre Muçum e Guaporé. Foram 46 km de tirar o fôlego

O projeto “Trem dos Vales”, que busca a exploração permanente dos passeios de trem de passageiros pela famosa Ferrovia do Trigo-EF491, deu mais um passo. O gestor estadual do turismo do Rio Grande do Sul esteve, pela primeira vez, visitando a região e encantou-se ao realizar a viagem entre os municípios de Muçum e Guaporé. Rodrigo Lorenzoni, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Governo de Eduardo Leite (PSDB), ficou impressionado com cada metro visualizado no trajeto.

Acompanhado do filho, Lorenzoni mostrou-se emocionado ao passar pelos 21 viadutos, entre eles o Mula Preta e o Viaduto do Exército (V13 – Considerado o maior férreo da América do Sul), e pelos 17 túneis construídos pela força do homem. Obras de engenharia que chamam a atenção.

“A experiência que temos deste passeio é algo indescritível. Em cada metro encontramos algo de diferente, encantador, seja pelo prisma da natureza ou das obras de engenharia ao longo do trajeto. Viver a experiência me deu a convicção do quão isso pode ser um fator de diferença para a região num momento que possamos desenvolver o turismo a partir do projeto Trem dos Vales. Reafirma o compromisso do Governo Estadual de que possamos envidar os esforços com a Amturvales, ABPF, prefeitos, Rumo Logística e Governo Federal, para que possamos consolidar esse passeio como atração permanente do Estado”, disse.

O projeto “Trem dos Vales” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABFP), com apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Poderes Públicos e Rumo Logística, sendo presidido por Rafael Fontana. Para que possa se tornar uma realidade, passando da fase experimental para a permanente, mais algumas batalhas deverão ser vencidas.

“Com Governo Estadual vamos contribuir na ação de convencimento dos entes com responsabilidade, levando a importância social e economia para o Rio Grande do Sul da existência do passeio pela Ferrovia do Trigo. Porque não estamos falando apenas de um passeio de trem que é lindo e maravilhoso. Destacaremos os impactos que serão gerados nos mais diversos segmentos econômicos. O Rio Grande do Sul precisa gerar empregos e desenvolvimento. Temos uma excelente oportunidade e queremos somar forças neste momento”, afirmou.

Além do filho, o secretário Lorenzoni teve a companhia durante o passeio do presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, do presidente do projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana, entre outras autoridades dos Municípios do Vale do Taquari. Em Guaporé, na Estação Férrea, Lorenzoni foi recepcionado por secretários da municipalidade, presidentes de entidades e Conselhos de Turismo e Cultura, representantes do setor primário e comunidade em geral que acompanhavam a chegada do trem e destacou ao desembarcar.

“Inacreditável e imperdível”, destacou Lorenzoni.

Na oportunidade, o secretário foi agraciado com duas cestas contendo diversos produtos da “Capital da Hospitalidade” e com uma miniatura de um trem, entregue pelo vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários