Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Crianças com AME que lutam pela vida têm apoio de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Mais um pedágio acontecerá na cidade, desta vez para o garotinho Matteo Schmitz Piccin

Foto: Divulgação

Quanto vale a vida? Para algumas famílias de crianças com AME (atrofia muscular espinhal), ela tem um preço alto, alguns milhões. E é para arrecadar esse montante milionário que muitas mães e pais fazem mobilizações nas redes, vaquinhas online e mutirões em faróis.

Por falta de dinheiro para o tratamento, algumas crianças com a doença degenerativa perdem a batalha cedo. Outras, como a pequena Lívia, ganham o direito à uma vida normal com a dose do remédio considerado a cura.

É essa mesma esperança que também move os pais de Matteo Schmitz Piccin, o Teteo, de quase 1 ano, que teve diagnóstico para o tipo 1 da AME aos seis meses de idade.

Os primeiros sintomas da doença que a família notou foi a dificuldade respiratória quando ele mamava no peito, além da falta de movimentação. “Quando ele tinha 27 dias ele ficou sem respirar, ficou todo roxinho e aí ele ficou internado na UTI neonatal por dois meses”, conta a mãe, a psicóloga Letícia Schimitz.

Além da atrofia, Teteo também tem síndrome de Down, uma combinação que faz dele um caso clínico raro.

Na internet, a campanha Juntos pelo Teteo mobiliza artistas, jogadores de futebol e anônimos de todos os estados. “As pessoas que não têm condições financeiras ajudam com trabalho, fazem rifa, e a gente vai arrecadando dinheiro dessa maneira”, conta o pai, André Piccin.

O remédio ainda está a muitos milhões de distância, mas a luta, garantem os pais, não vai parar. “Desde o início ele mostra para gente que ele é forte, que é um guerreiro. Todo o amor que a gente investe nele, de alguma forma, ele nos mostra esse retorno. Então é uma troca mútua, a gente se auto-abastece e, por isso, a gente consegue ir levando porque é muito difícil”, diz a mãe, que sonha em vê-lo se alimentar sozinho e brincar.

Pedágio

Em Guaporé, a exemplo de outras crianças com AME, Teteo também terá um pedágio. Será dia 07 de novembro, das 7h30min ao meio dia, na Sílvio Sanson. Qualquer ajuda será bem-vinda.

Como ajudar:

Qualquer valor é bem-vindo e fará a diferença na vida dessas crianças. Abaixo listamos os links das vaquinhas virtuais dos três casos, mas você pode verificar as contas bancárias em cada um dos perfis no Instagram.

Juntos pelo Teteo

Vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/juntos-pelo-teteo

Instagram: https://www.instagram.com/juntospeloteteo/

Informações: Catraca Online

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários