Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Estado em cor laranja e Guaporé com aumento de casos da Covid-19

por Eduardo Cover Godinho

Número de pessoas infectadas com a doença chega a 799. Destas, 748 estão recuperadas e 43 com o vírus ativo. Número de internados aumentou.

Estado ficou completamente laranja pela primeira vez
Foto: Divulgação

O Estado do Rio Grande do Sul registrou ao longo da semana uma diminuição no número de casos do Coronavírus (Covid-19) e, consequentemente, as internações hospitalares, a ocupação em leitos de UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – que resultaram em diagnóstico positivo, em leitos de Covid-19 e as mortes com exame positivado para a doença. Diante da melhora dos indicadores, o Governo Estadual, através do Gabinete de Crise, colocou todo o território gaúcho em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). É a primeira vez, após 21 rodadas do modelo de Distanciamento Controlado, que o mapa alaranjou.

Porém, isso não significa que a pandemia da Covid-19 terminou e a população venceu a batalha contra o inimigo invisível. O vírus segue, infelizmente, fazendo vítimas e o número de casos confirmados em alguns municípios apresenta crescimento significativo a cada dia. É a situação de Guaporé. A “Capital da Hospitalidade”, que há duas semanas comemorava a redução de pessoas confirmadas com a doença, registrou 75 casos em oito dias. De 17 até 25 de setembro, a quantidade de casos saltou de 724 para 799. O número de ativos também aumentou. Eram 21. Agora são 43. Sete casos estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). 748 pessoas estão recuperadas, o que representa 93,1%. O percentual chegou a estar em pouco mais de 95% na semana passada.

O que mais preocupa o Comitê de Operações Emergenciais (COE) e as autoridades municipais é o crescimento de internações hospitalares. Oito pessoas, cinco no Hospital Manoel Francisco Guerreiro (Guaporé) e as demais em outras casas de saúde, estão recebendo tratamento médico e buscam a recuperação. Há mais de 40 dias o município não registra óbito.

“A melhora nos indicadores em Guaporé nas últimas semanas fez com que muitas pessoas relaxassem os cuidados necessários em relação ao coronavírus. Porém, voltamos a nos preocupar com o aumento de casos e, principalmente, internações hospitalares. É importante que a comunidade reforce a aplicação das medidas sanitárias para que consigamos, assim como no território gaúcho, diminuir os casos da Covid-19”, disse a secretária de Saúde, Juliana Fossá Maschio.

Juliana reforça a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos e fechados, a higienização das mãos e dos ambientes com álcool 70% e a manutenção do distanciamento social.

“Evitar aglomerações e respeitar as medidas sanitárias são fundamentais para diminuir a circulação do vírus”, salientou.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários