Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Delícias: 37 mulheres participam do curso Bolachas e Salgados em Guaporé

por André Fabio Bresolin

Entre os temas, curso abordou a manipulação dos alimentos, a segurança no trabalho e a preparação dos ingredientes

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Guaporé, juntamente com o Escritório da Emater/Ascar-RS e a parceria das cooperativas de crédito Sicredi Região dos Vales e Cresol Planalto/Serra, Super Paludo, Paróquia Santo Antônio e Farinhas Nordeste, oportunizou à 37 mulheres, em especial da zona rural, qualificação na área alimentícia. Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), através do instrutor Celso Demarco, o curso Bolachas e Salgados Caseiros trouxe para a cozinha do salão paroquial delícias de encher os olhos e, principalmente, dar água na boca.

Durante as atividades, divididas em dois grupos, foram 16 horas de intensos ensinamentos sobre higiene e saúde na manipulação dos alimentos, segurança no trabalho (prevenção de acidentes), cuidados com o meio ambiente, preparação dos ingredientes e o desenvolvimento das receitas de bolachas doces e salgadas, bem como preparação das massas e recheios para salgados. O curso abordou ainda o armazenamento correto e como embalar as guloseimas.

“Posso destacar que o curso de Bolachas e Salgados Caseiros foi realizado com extremo sucesso. As 37 mulheres que participaram das atividades são experientes na cozinha e tinham contato com os todos os ingredientes, o que facilitou nossa instrução. Repassamos técnicas e novas formas de preparo e acreditamos que serão muito úteis para que possam fazer as receitas para seus familiares, visitas e, quem sabe, até para iniciar uma nova atividade que traga rendimentos financeiros para o lar”, destacou Demarco.

No curso em Guaporé as participantes produziram cookies, bolachas de Champanhe, Integral, sem glúten, com Goiabada, de Aveia com Coco, de Manteiga, entre outras, como rosca, palito de gergelim, palito de queijo, sequilhos massa pão, enroladinho, barquete, pastelzinho assado de carne, esfiha, empada pingo, quibe, quiche e empada. O instrutor do Senar afirmou que muitos que realizaram o curso não tem experiência na cozinha, porém, se dedicam e conseguem prosperar com empreendimentos próprios.

“Montaram pequenas agroindústrias familiares e agregaram renda para a família. Isso é gratificante para nós que nos propusemos a qualificar e levar nosso conhecimento para as pessoas. Estamos sempre em busca de novas técnicas e aprendizado para poder sempre ensinar algo inovador. Nunca paramos de ensinar e, principalmente de aprender com cada participante”, afirmou.

O presidente do STR, Fernando Marcolin, destacou que este é o primeiro de muitos cursos que serão ofertados para os produtores rurais, em especial.

“Há tempos o Sindicato é parceiro do Senar e nosso objetivo é continuar ofertando qualificação profissional. O leque de cursos é grande e estamos definindo algumas prioridades para que possamos levar o melhor à comunidade. As 37 mulheres estão de parabéns pelo empenho e dedicação. Prepararam deliciosas receitas e acredito que vão continuar com a ‘mão na massa’ em casa. Obrigado a todos os parceiros, sem vocês o curso não seria possível”, afirmou.

Nas solenidades de encerramento, as participantes e convidados puderam saborear as delícias preparadas ao longo do curso de Bolachas e Salgados Caseiros.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais