Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Distanciamento Controlado: Guaporé retorna para a Bandeira Laranja

por Eduardo Cover Godinho

Medida passa a valer a partir da terça-feira, dia 23 de junho. Município registra 85 casos confirmados da Covid-19

Foto: Ilustração

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou no começo da noite do sábado, dia 20 de junho, a atualização do modelo de Distanciamento Controlado que classifica as regiões pelo risco de contágio do novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi realizado no Palácio Piratini pelo governador Eduardo Leite. A Serra Gaúcha, composta por 49 municípios entre eles Guaporé e União da Serra, passa novamente a ser caracterizada com a bandeira laranja, com menores restrições para o comércio não essencial, serviços, restaurantes e indústrias. A medida passa a valer somente na terça-feira, dia 23.

O Poder Público, através do Comitê de Crise à Covid-19, destacou que a redução do risco era esperada. Os gestores municipais, através das entidades representativas e de classe, uniram-se para buscar novas alternativas para combater o aumento dos casos, bem como cadastrar e disponibilizar novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Há uma semana estamos atuando para modificar a classificação da bandeira. Apresentamos ao governador Eduardo Leite, 33 novos leitos de UTI e há perspectiva da abertura de mais vagas para os próximos dias. São 209 na rede pública e privada. Foram inúmeras as reuniões virtuais que participamos e criamos um comitê com especialistas da UCS, integrantes da Coordenadoria Regional de Saúde e secretários de saúde dos municípios para fazer um levantamento técnico nas cidades que possuem hospital com leitos de UTI. Todos os esforços estão sendo feitos para que possamos equilibrar a saúde e a parte econômica”, disse o prefeito Valdir Carlos Fabris que, ao lado da equipe de Governo reuniu diversos setores ao longo da semana.

Apesar de aliviado e comemorando o retorno para a bandeira laranja, Fabris fez um pedido para a comunidade.

“Sabemos que todas as medidas incluídas nos protocolos sanitários e de saúde foram tomadas pelo empresariado guaporense para evitar a disseminação da Covid-19. Criamos o selo ‘Guaporé Segura’ com 16 normativas a serem seguidas para a abertura com responsabilidade, mas precisamos que a comunidade colabore. Continuem com a higienização das mãos e os ambientes, respeitando o distanciamento social, evitando aglomerações e utilizando máscaras. É obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e privados. Respeite a sua vida e a do outro. Somente com o respeito de cada um é que vamos vencer a batalha contra o inimigo invisível”, afirmou.

Após uma semana, a região de Uruguaiana, assim como a Serra Gaúcha, retorna para a laranja, mas cinco regiões passaram para a bandeira vermelha. São elas: Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Palmeiras das Missões.

 

Casos

Conforme o boletim epidemiológico do Governo Estadual, o município de Guaporé contabiliza 82 casos confirmados da Covid-19. Foram seis novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Não há registro de óbitos pela doença. Em solo gaúcho são 19.138 casos. Deste total, 15.373 (80%) são de recuperados e 3.335 (17%) estão em acompanhamento. Dos 497 municípios, 372 registram pacientes infectados com à Covid. 430 pessoas perderam a vida. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 70,5. 1.436 pacientes em 2.038 leitos.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários