Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Clube de Mães Guaporé comemora o Jubileu de Ouro

por André Fabio Bresolin

Ao longo dos 50 anos muitas foram as diretorias e associadas que contribuíram para o sucesso

Devido à pandemia do coronavírus, associadas não puderam marcar a data festiva
Foto: Eduardo Cover Godinho

Cinco décadas de muitas histórias. Cinco décadas de muitas conquistas. Cinco décadas de voluntariado, entrega e colaboração incansável para a comunidade guaporense. Cinco décadas do Clube de Mães Guaporé. Fundado em 16 de maio de 1970, pelo irmão Laurido Viacello (in memória), do então Colégio Imaculada Conceição, o clube completou seu “Jubileu de Ouro” e, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as associadas não puderam marcar a data festiva em grande estilo. Porém, o brilho do momento ímpar e de todas as ações realizadas nunca se perderá no tempo.

Ao longo dos 50 anos muitas foram as diretorias e associadas que contribuíram para o sucesso. A primeira presidente foi Jurema Bordin que, na sede localizada no educandário, comandava um quaro de 23 mulheres. Com empenho, dedicação e muita luta a sede própria, em terreno doado, começou a sair do papel. Atualmente está localizada na travessa Humberto Puperi, n.º 29, no bairro Centro. O clube, conforme a atual presidente Ana Geremia Lange, tem seu próprio estatuto, uma bandeira que o identifica e um hino que, sem sua linda melodia e belas palavras, define o verdadeiro propósito do trabalho realizado pelas associadas.

“Tínhamos uma série de ações programadas para 2020, porém, tudo mudou. Realizaríamos bingo, passeio de trem, palestra, entre outras, mas em função do coronavírus tivemos que cancelar. Porém, participamos da missa através do Facebook e da Rádio Aurora e foi um momento marcante para todas nós”, disse Ana.
Conforme a presidente, todo o final de mês (sábado) é realizada uma assembleia para discutir os rumos da entidade e suas ações. Às terças-feiras, as associadas se reúnem para inúmeras atividades, entre elas, tricô e crochê.

“Tudo o que a comunidade solicita, nós, dentro das possibilidades, procuramos fazer. Ano passado confeccionamos diversas mandalas para o teatro ‘Fazei Brilhar a Vossa Luz’. Todos os meses temos atividades, como o auxílio em campanhas. Agora, sem nos encontrarmos, estamos trocando experiências e buscando nos ‘encontrar’ virtualmente pelo whatsapp. Todas as tarefas são discutidas pelas mensagens”, destacou a presidente que informa a participação de 40 associadas.

Além de Ana Geremia, a direção é composta pela vice-presidente Olivia Grando, tesoureiras Loide Lanzarin e Sonia Didoné, secretárias Lourdes Pandolpho Zortea e Lourdes Lanzoni. Durante as cinco décadas, a caminhada proporcionou às mulheres muita interação com a comunidade e a realização de atividades de liderança destacando-as para a promoção integral da mulher, como mãe, esposa, dona de casa e cidadã.

“Somos fortes. Somos guerreiras. Somos unidas e participativas. Somos o Clube de Mães Guaporé”, afirma a presente Ana.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários