Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bancada Progressista apoia aumento no número de vagas no Curso Técnico de Segurança Pública da Brigada Militar

por Eduardo Cover Godinho

Moção de Apoio, assinada por todos os vereadores do Poder Legislativo de Guaporé, foi encaminhada para o Governo Estadual e Assembleia Legislativa

O progressista Moustafh Roberto Sari Mahmud Muhmmad, o Pato, apresentou na 37ª sessão ordinária, realizada na quarta-feira, dia 13 de outubro, nas dependências do plenário Roberto Baldasso, uma Moção de Apoio para o aumento no número de vagas no Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP/2021) dos policiais militares do Estado do Rio Grande do Sul. O documento, assinado por todos os representantes do Poder Legislativo de Guaporé, tem por finalidade proporcionar que mais soldados, que prestaram o concurso interno e estão aptos/qualificados, possam ser promovidos para a graduação de 2º Sargento da Brigada Militar (BM).

Nas cadeiras do plenário, policiais do 4º Pelotão da BM e a guarnição da Força Tática (FT) acompanharam a leitura da Moção de Apoio e conversaram com os parlamentares de todas as bancadas sobre o momento vivido na área da segurança pública. Sobre o curso de seleção interna, destacaram que foram abertas 2,1 mil vagas, sendo destas 1.050 por antiguidade e 1.050 por processo seletivo. Pato, assim como os demais vereadores, defende a possibilidade do chamamento de outros 768 policiais militares.

“No momento é possível aumentar o número de vagas para 1.434. Cabe salientar ainda que atualmente estão preenchidas apenas 650 vagas de 2º Sargento em todo o Estado. Estes estão cumprindo o interstício mínimo para a promoção a primeiro-sargento. Em curto espaço de tempo, essas vagas também estarão em aberto...diante da defasagem do número de 2º sargento no quatro da Polícia Militar é de suma importância que o Edital seja aditado a fim de aumentar o número de policiais que poderão atuar na função”, destaca trecho do texto da Moção de Apoio que ainda cita a questão da economicidade que rege os atos administrativos.

O soldado Lopes, que integra o quadro do 4º Pelotão da BM e esteve acompanhando a sessão, afirmou que as promoções no nível médio não são automáticas, somente por concurso interno.

“O Estado tem vagas abertas para 2º Sargento. A nossa luta é para que a Brigada Militar chame, além dos 1.050, todos aqueles que foram aprovados no concurso, ou seja, os excedentes (30%). Há cerca de 800 vagas disponíveis. É esse número que estamos lutando para que seja preenchido. Não há necessidade de abrir um novo concurso interno para a seleção de 2º sargento, é gasto desnecessário. Buscamos a sensibilização de todos para que o Governo Estadual faça um aditamento aumentando o número de vagas”, destacou.

A Moção de Apoio será encaminhada pela Câmara de Vereadores para o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho e a Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais