Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Trem turístico! Projeto “Trem dos Vales” exibirá as belezas da Ferrovia do Trigo

por Eduardo Cover Godinho

Serão 22 viagens entre Guaporé e Muçum/Muçum Guaporé e mais 12 entre Roca Sales e Colinas/Colinas e Roca Sales. Passeios são de tirar o fôlego

Um passeio inesquecível! Assim será cada uma das 34 viagens programadas para mais uma edição do projeto “Trem dos Vales” ao longo da Ferrovia do Trigo – EF-491. Com organização da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), apoio da empresa Rumo Logística e Poderes Públicos, o trem de passageiros trará novamente à tona as belezas naturais e construídas pela força do homem como viadutos e túneis em trajetos entre os municípios de Guaporé e Muçum e Roca Sales e Colinas.

“É indescritível o que sentimos ao andar pela Ferrovia do Trigo. Sensacional. Um passeio encantador e inesquecível”, afirmou o coordenador do projeto Rafael Fontana.

De 17 de outubro a 8 de novembro, dias 17, 18, 21, 23, 25, 28, 30, 31 de outubro e 1º e 2 de novembro, serão 22 viagens entre Guaporé e Muçum (ida e volta) que contemplam, em 46 Km, um trajeto com paisagens naturais exuberantes, 21 túneis e 15 viadutos, entre eles o Mula Preta e o do Exército (V13), com a possibilidade de degustar o melhor da gastronomia e vivenciando a cultura local. As partidas de Guaporé serão às 9h e de Muçum às 14h. Entre Colinas e Roca Sales os 12 passeios serão nos dias 6, 7 e 8 de novembro. Todas as medidas e protocolos sanitários e de saúde para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19) estão sendo tomadas.

O projeto “Trem dos Vales”, salientou Fontana, é apenas um dos ingredientes.

“Além dos passeios de trem, o turista terá a oportunidade de conhecer as potencialidades dos municípios. Queremos fomentar a economia da área da gastronomia, a rede hoteleira, os estabelecimentos comerciais e de artesanato, as vinícolas, enfim. Não é uma simples viagem pela Ferrovia do Trigo, mas um encantamento por uma região que é belíssima e extremamente rica em opções para todas as pessoas”, disse Fontana.

Revitalização

A Estação Férrea, de Guaporé, que nos anos de 2018 e 2019 passou por uma revitalização para o recebimento do trem turístico, novamente recebeu atenção especial do Poder Público Municipal para que os turistas tenham maior conforto e segurança em função da pandemia. Além de uma limpeza geral das paredes e ajardinamento da área externa, outras melhorias foram executadas, conforme destacou o Secretário Geral de Governo, Odacir Toldi.

“Aumentamos o piso, realizamos adequação para o crescimento dos espaços com coberturas de lonas e melhorias para que as agroindústrias e vinícolas possam expor e comercializar seus produtos. A plataforma, que recebeu milhares nas edições passadas, recebeu proteção. Devido às restrições e medidas de enfrentamento à pandemia, marcamos os espaços para evitar aglomerações. O lugar estará preparado para o recebimento dos milhares de turistas que irão se encantar com as belezas da Ferrovia do Trigo durante os passeios do Trem dos Vales”, disse Toldi.

Vendas de ingressos

Para quem não adquiriu os ingressos para os passeios do “Trem dos Vales” basta entrar no site >http://loja.abpfsul.com.br. Corra, não perca tempo e venha encantar-se com as maravilhas da Ferrovia do Trigo.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários