Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

STR Guaporé: comissão de Jovens debate alternativas para crescimento do setor primário

por André Fabio Bresolin

Em Guaporé cerca de 600 famílias são responsáveis pela produção primária

Comissão de Jovens começou a formatar a participação dos guaporenses no “Encontro Regional de Jovens” que acontecerá em Vespasiano Corrêa
Foto: Divulgação

A Comissão de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Guaporé, liderada por Cristian Bresolin, Nediane Cativelli, Gabriel Marcolin e Fabiane Zampeze, com assessoramento de Anelise Lui, realizou um encontro na sala de reuniões do STR em busca soluções e alternativas para o crescimento da produção primária e maior comodidade aos agricultores que ainda residem na zona rural. Com o êxodo rural na década de 90 e início dos anos 2000, a diminuição das famílias, o envelhecimento dos homens e mulheres do campo e as facilidades tecnológicas encontradas nos médios e grandes centros, poucos são os jovens que ainda investem na produção do alimento tão necessário para a subsistência humana.

Em Guaporé, segundo a Emater/Ascar-RS e o STR, são cerca de 600 famílias – totalizando 1,9 mil pessoas - que são responsáveis pela produção primária. A grande maioria de agricultores familiares. Na ânsia de continuar fazendo com que o campo cresça, não necessariamente em habitantes, mas no plantio das mais variadas culturas e na criação/comercialização de animais (gado, porco, aves, entre outros), a Comissão de Jovens reuniu o futuro da agricultura familiar para discutir soluções para o desenvolvimento do setor. Durante o encontro, com a presença do presidente do STR Guaporé, Fernando Marcolin, do extensionista da Emater, Tiago Figueiredo e do assessor dos deputados Elton Weber (PSB) e Heitor Schuch (PSB), foram debatidos temas como as dificuldades que os jovens estão tendo para conseguir uma inscrição própria (talão do produtor), luz trifásica e internet no campo, apresentação dos benefícios dos sócios do STR, explanação sobre os programas “Jovem Saber” e “Jovem Empreendedor Rural”, entre outros.

“Gostaríamos de agradecer a presença de todos os jovens que aceitaram o convite para passar a tarde conosco. Que possamos nos reunir mais vezes, pois nós temos a força e somos o presente. Juntos estamos provando que a agricultura familiar é o que move o planeta e que não podemos deixar ela para trás”, disseram os integrantes da Comissão de Jovens do STR.

Além destes assuntos, a Comissão de Jovens começou a formatar a participação dos guaporenses no “Encontro Regional de Jovens” que acontecerá em Vespasiano Corrêa no dia 7 de dezembro, e marcou para o mês de novembro um novo encontro nas dependências do STR.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários