Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Passado, presente! A preservação e memória do prédio João Berto

por Eduardo Cover Godinho

Um dos mais belos prédios de arquitetura preservada em Guaporé agora terá novas funções, sem se perder na história

Dona Júlia Berto traz uma vida de memórias cultivadas junto ao prédio João Berto, onde em sua loja, entre outras coisas, vendia brinquedos. Brinquedos que a tecnologia foi levando embora dos quartos das crianças e dos pátios das casas, substituídos pelos apartamentos.

Mas Dona Júlia também assiste um resgate da história, da memória e do brincar, através da neta Thiane Berto e dos bisnetos Serena e Mathias. Dona Júlia começou a trabalhar na loja aos 20 anos, e hoje aos 86, vê que Thiane refaz o caminho da avó, através da Munay. “Minha vontade de trabalhar com brinquedos surgiu depois de algumas autoanálises do que me fazia feliz na infância e a resposta sempre era, estar “ajudando” (brincando, observando, incomodando) minha vó na loja... além da necessidade de oferecer para meus filhos uma educação com mais valores. Sempre pesquisei e busquei presentes que tragam sensibilidade, que sejam educativos e com menos estímulos tecnológicos, já que temos esses estímulos demais no nosso dia a dia.Assim, recriei o cenário de criança, através de uma loja que resgata esse sabor da infância, a Munay, em Porto Alegre".

Na loja da Dona Júlia, Thiane via as famílias saírem felizes com suas crianças carregando ioio’s, petecas, castelinhos e casinhas de madeira, aramados, jogos em que toda a família participava. “Gosto muito de brinquedos que contam uma história ou resgatem o passado e assim eu e minha avó dividimos essa paixão, essa conexão e uma forma de manter viva uma tradição familiar”.

O prédio também se renova

Um dos mais belos prédios de arquitetura preservada em Guaporé agora terá novas funções, sem se perder na história.

O prédio está sendo reformado pela Ayni, mantendo ao máximo as características arquitetônicas e honrando a proprietária, Dona Júlia Berto que continuará na sua loja atendendo e trabalhando, integrando o passado, presente e construindo o futuro.

A Ayni está fazendo o primeiro hotel do Brasil onde a equipe será formada também por pessoas com características com Síndrome de Down e idosos e com 50% dos quartos com acessibilidade total. No local será aberto um Bistrô/Restaurante e Coworking e uma Pharmacia com alimentos sem o uso de agrotóxicos e com produtos que não prejudiquem o meio ambiente.

Dessa forma, o futuro chega sem desmerecer o passado, e a história de uma família, que se mistura com a história de uma comunidade, ganha novos capítulos.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários