Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Lançada a “Rota Turística – Caminhos Integrados”

por André Fabio Bresolin

No sábado, dia 10, na 18ª Mostra Guaporé, os gestores municipais consolidaram o momento

“Integrar e aumentar a oferta de atrativos para que cada vez mais os turistas permaneçam, aqueçam a economia e desenvolvam os municípios”. É com esses propósitos que as secretarias de Turismo de Guaporé, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, Vista Alegre do Prata e Casca – através dos empresários do Distrito de Evangelista – deram início às atividades para o crescimento do turismo na região. No sábado, dia 10, na 18ª Mostra Guaporé – Expocultural 2019 e Feira da Agroindústria Familiar, no estande da Prefeitura de Guaporé, os gestores municipais, acompanhados de empreendedores, representantes de agências de viagens e comunidade em geral, consolidaram o momento lançando a “Rota Turística – Caminhos Integrados”.

Qualificar o turismo e unir forças para que os visitantes possam desfrutar das belezas naturais, dos monumentos construídos pelo homem, da farta gastronomia, das diversificadas culturas, das particularidades encontradas em cada cidade, entre outros fatores, é o que levou a secretária de Turismo de Guaporé, Cristiane Viel a propor, há cerca de dois anos, a pensar o desenvolvimento de forma coletiva e não mais individual. Por iniciativa, iniciaram-se as reuniões e descobriu-se que Casca, através do Distrito de Evangelista e sua Vila Histórica, Serafina Corrêa a terra da Via Gênova e do Talian, Vista Alegre do Prata com a cultura italiana, polonesa e belezas naturais, Dois Lajeados com túneis e viadutos da Ferrovia do Trigo, agroindústria e o Parque Denardi, bem como Guaporé com o turismo de compras, enoturismo e ecoturismo tinham muito a oferecer aos visitantes. 

“São inúmeras as possibilidades dos visitantes desembarcarem nos municípios e permanecerem por um período significativo visitando todas as nossas potencialidades turísticas. Após muitas reuniões, tarefas coletivas, preparação dos empreendimentos em cada município, canalizamos nossas forças para uma grande rota. É nela que vamos trabalhar e precisamos da colaboração mútua para que sejamos uma região conhecida por todos. Temos lugares incríveis para serem explorados e nosso povo é muito acolhedor. O que precisamos mais? Nada. Estamos prontos e vamos crescer muito com a Rota Turística – Caminhos Integrados. É um pequeno passo, para grandes conquistas”, disse Cristiane salientado que o Trem dos Vales, explorando os passeios na Ferrovia do Trigo, será um divisor de águas para a região.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, de Guaporé, empresário Márcio César Garbin, afirmou que o trabalho para o crescimento do setor deve ser conjunto. Se os municípios tiveram unidos com um só propósito, dificilmente a região não será um dos lugares mais visitados no Rio Grande do Sul no futuro.

“Tive o privilégio de conhecer todos os municípios e suas potencialidades. Posso afirmar com convicção: temos muito a oferecer e não perdemos em nada para as demais cidades turísticas gaúchas. Mas, precisamos de união e do apoio dos empreendedores. Não podemos esperar que o Poder Público resolva tudo. Temos, nós como empresários, que participar e nos doar para que a região possa evoluir turisticamente. Acredito que em breve, principalmente com a chegada do Trem dos Vales e a exploração da Ferrovia do Trigo, a nossa região será referência, opção e destino ímpar para os gaúchos”, disse Garbin.

O prefeito de Guaporé, anfitrião do evento de lançamento da “Rota Turística – Caminhos Integrados”, parabenizou a iniciativa e afirmou que o desenvolvimento passa pela soma de esforços de todos os Poderes Públicos e principalmente das comunidades e empresariado.

“Tenho certeza que os municípios irão crescer. Todos estão caminhando juntos no desenvolvimento da região como rota turística do Estado. Não conseguimos fazer nada sozinhos. Belezas e hospitalidade nós temos de sobra para oferecer aos turistas, mas precisamos mostrar que estamos unidos. Esse é o primeiro passo de muitos que vamos dar para que sejamos referência no turismo”, destacou.

O evento de lançamento da “Rota Turística – Caminhos Integrados”, que tem o apoio da Associação de Turismo da Serra (Atuaserra), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação de Joias e Lingerie de Guaporé (Ajoli), Belas Guaporé, com a parceria de duas agências de turismo receptivas que são a Evolutur Travel e a Bike And Trekkin, contou com a presença dos prefeitos de Vista Alegre do Prata Adair Zeca, de Serafina Corrêa Valdir Bianchet, de Casca Domingos Kuiawa, do representante de Dois Lajeados Willian Grando (Secretário), presidente da Mostra Guaporé Edmilson Zortéa, presidente da Câmara de Vereadores de Guaporé Jairo Zanatta (MDB), de Vista Alegre do Prata Dorvalino Boschi, presidente da CIC Guaporé Léo Fabris, presidente da Ajoli Nelcídia Fontanive, vereadores, representantes de entidades, empreendedores, soberanas, imprensa e comunidades dos municípios integrantes da rota. Abrilhantou a cerimônia o Coral Felicitá, de Vista Alegre do Prata.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários