Vandalismo é registrado nos novos brinquedos da Praça Vespasiano Corrêa
Cordas de segurança foram cortadas e carrossel com volante provavelmente foi cerrado por vândalos
Foto: Divulgação
Não durou 30 dias a alegria das crianças, muitas delas acompanhadas pelos pais, que frequentam os brinquedos da Praça Vespasiano Corrêa. Nos dias 6 e 7 de agosto, os servidores que efetuam a limpeza diária do local perceberam que um dos brinquedos havia sido quebrado e cordas de segurança de outro foram cortadas. A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, responsável pela instalação dos brinquedos, lamenta a atitude dos vândalos e promete providências para evitar novas atitudes desrespeitosas como a verificada no final de semana.
O equipamento danificado, que deverá passar por manutenção nos próximos dias, é o carrossel com volante, aparelho em que as crianças ficam sentadas girando em círculo. O brinquedo, montado pela ASK LTDA-EPP, vencedora do Pregão Presencial n.º 98/2016, foi provavelmente serrado. Ele estava caído e o ferro de sustentação do chão está danificado. Não há uma data para que o carrossel seja novamente instalado. Ele foi retirado e será enviado para o conserto. Prejuízo também foi verificado no playground. As cordas e correntes de proteção que evitam que as crianças de caírem do equipamento foram cortadas com uma faca/canivete. Ao serem comunicados do ocorrido, os servidores municipais da secretaria responsável efetuaram a troca e as crianças podem brincar tranquilamente.
Apesar da placa informar que os brinquedos devem ser utilizados por crianças com até 12 anos, muitos jovens com idade superior são vistos no local. Eles, sem se importar com as informações da placa instalada, acabam prejudicando as atividades dos menores e o pior, fazem com que os equipamentos durem menos.
Colabore
O Poder Executivo Municipal fará a recuperação e a manutenção dos brinquedos da Praça Vespasiano Corrêa, espaço de lazer e diversão tão útil para as crianças. Porém, cabe ao cidadão guaporense fiscalizar para que atos de vandalismo como este não ocorram mais. Denuncie quando notar qualquer ato de vandalismo. Contribua para o crescimento do município.
É crime
Conforme o Código Penal Brasileiro é crime que incide multa e detenção, a depredação do patrimônio público. O Artigo é o 163 e destacar: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”. A pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.
Comentários