Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Chuvas trazem preocupação para moradores de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho
Água invadiu terrenos ribeirinhos ao Arroio Barracão
Foto: Divulgação

Os altos índices pluviométricos registrados nas últimas 48 horas - segundo o Corpo de Bombeiros de Guaporé, foram no total 157 milímetros - estão preocupando os moradores da “Capital da Hospitalidade”, principalmente os ribeirinhos ao Arroio Barracão. O registro das 8h da quinta-feira, dia 8, até às 8h da sexta-feira, dia 9, encaminhado para a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, apontou 85 milímetros.

A forte chuva deixou em alerta os empresários e residentes das proximidades do Centro Municipal Termignoni, no Bairro Nossa Senhora da Saúde. A água do “Taca Oca”, nos fundos dos pavilhões da RGO, subiu acima do esperado e invadiu terrenos. Segundo os moradores, os muros do arroio não foram erguidos em um lado e isso contribuiu para que a água ultrapassasse o limite.

“Tem um riozinho, acredito ser de esgoto da cidade, que desemboca aqui atrás das residências e vai direto para o Arroio Barracão. Ele sempre transborda quando chove. Qualquer chuva, a água vem para o pátio”, lamentou o morador.

Além da água, muita sujeira acaba ficando pelo caminho. A Defesa Civil de Guaporé, coordenada por Rafael Antônio Pissetti, realizou inúmeros atendimentos pela cidade ao longo da quinta e na manhã desta sexta-feira. A maioria dos chamados era para o desentupimento de bueiros.

“O Arroio Barracão estava sendo monitorado em todo o seu leito e o único ponto que apresentou problemas foi o das proximidades do Bairro Santo André. Estamos buscando soluções e ajudando os necessitados. Atuamos no destelhamento de duas residências (Bairros Santo André e Vila Verde) e em mais sete pontos de alagamentos. A Defesa Civil de Guaporé está alerta e quem precisar deve nos procurar”, destacou Pissetti.

O Corpo de Bombeiros de Guaporé, apesar de toda a chuva, atendeu somente dois chamados. O primeiro, na tarde da quinta-feira, por volta das 16 horas, foi para colaborar com uma família que teve parte do imóvel destelhado. A outra ocorrência, por volta das 2h15min desta sexta-feira, dia 9, foi para retirar uma árvore que caiu na ERS-129 nas proximidades do Belvedere em Dois Lajeados.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais