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“Joias Experience” é tema da 17ª Mostra Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Objetivo é proporcionar aos visitantes o turismo de experiência, fazendo com que todos “mergulhem” no universo da fabricação das joias

Cartaz oficial destaca a fabricação artesanal da joia
Foto: Studio Bastian

“Joias Experience” é o tema da campanha publicitária da Mostra Guaporé 2018. Desenvolvido pela diretoria, juntamente com a empresa Londres Comunicação, de Caxias do Sul, o “mote” tem como objetivo proporcionar aos visitantes e comunidade guaporense o turismo de experiência, fazendo que todos “mergulhem” no universo da fabricação das joias. A proposta marca um novo recomeço do evento, realizado no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, que se reinventa a cada edição. O lançamento da mais charmosa e maior feira de joias e lingeries do Sul do Brasil, organizada pela Associação Guaporé Pró-Eventos, aconteceu no CTG Última Tropeada no sábado, dia 2 de junho, com a presença de autoridades municipais, membros das quatro entidades que integram a diretoria da feira (Associação Guaporense de Automobilismo (AGA), Câmara da Indústria, Comércio, Agronegócios e Serviços (CIC), Lions Club Guaporé e Moto Clube Mosca Verde), patrocinadores, expositores, imprensa guaporense e regional, e comunidade em geral. A noite festiva, além da divulgação e apresentação do material publicitário da Mostra Guaporé, contou com homenagens a família Pasquali, pioneira na indústria joalheira.

 

O “mote”

A ansiedade para saber qual o tema norteará a 17ª da Mostra Guaporé, realizada nos dias 3,4,5 e 10,11 e 12 de agosto, terminou quando o empresário Samuel da Rosa Rodrigues, da Londres Comunicação, salientou que o maior desafio da agência era transformar o conceito “Joias Experience” em imagem.

“Para executar a campanha, partimos das seguintes palavras chaves: emoção (de saber como cada peça é produzida); encantamento (com o resultado e pelo trabalho de quem faz); envolvimento (que a comunidade sinta-se parte da Mostra); engajamento (a comunidade e os visitantes compartilhando e convidando mais pessoas para participarem da feira). Esses fatores geram experiência e é essa, de forma positiva, que a Mostra Guaporé quer compartilhar com cada visitante”.

No cartaz, três elementos são destacados: o trabalho artesanal (a mão de quem faz); a joia em construção (que é a peça sendo produzida); e a delicadeza da renda (que remete à lingerie e à feminilidade). A peça foi produzida pela empresa Sena Joias e o vestido é um oferecimento do Ateliê Disposare Noivas.

“Com base nos conceitos das palavras chaves e nos elementos, criamos o cartaz da Mostra Guaporé”, disse Rodrigues.

A campanha publicitária, que deve estar nas ruas nos próximos dias, não se resumirá somente ao material gráfico e VTs para a televisão e spots para as rádios. A novidade de 2018 é o jingle oficial da Mostra Guaporé. Desenvolvido pela RGA Studio e criação de Giovani Dal’Mas, o jingle embalará as atrações culturais, que acontecerão nos dias 7 e 8 de agosto.

 

Agregando valor

A Mostra Guaporé, conforme destacou o presidente Edmilson Norberto Zortéa, está se reinventando e agregando valor. Diferente dos anos anteriores, em 2018 ela não se encerrará no dia 12 de agosto, quando o último visitante deixar o portão principal repleto de sacolas e satisfação por levar o que há de melhor em joias, lingeries, moda praia e fitness, entre outros produtos que serão expostos pelos 145 expositores. A feira terá sequência nos anos de 2019 e 2020. Este ano, a homenagem será ao setor joalheiro, pioneiro e responsável, ao lado do setor primário, pelo desenvolvimento do município.

“Importante destacar que o termo experiência será tratado com muita ênfase nos próximos três anos. Ano que vem, o setor da confecção terá destaque, a exemplo de 2018 com o joalheiro, através do tema ‘Joias Experience’. Através da campanha, temos a intenção de fazer com que o visitante, além de realizar suas compras, conheça o processo de produção da mercadoria que está levando para casa, que ele possa vivenciar, colocar a mão, experimentar. Buscamos, com o turismo de experiência, proporcionar ao turista, momentos únicos e marcantes, através de ofertas inovadoras que compensem a viagem”, salientou Zortéa.

Segundo o presidente, a diretoria está trabalhando muito, inovando e apostando que a Mostra Guaporé terá ainda mais sucesso, graças ao potencial de cada um dos expositores e a presença maciça dos visitantes.

“Vocês produzem produtos de excelente qualidade, atrativos, encantadores e com preços diferenciados. A Mostra Guaporé apresenta uma campanha que tem como proposta, oportunizar que cada um de vocês ofereça uma forma diferenciada de atendimento ao visitante e ao seu cliente. Não basta mais só vender, é preciso conquistar, surpreender e seduzir. O objetivo é fazer com que ele volte para sua casa com a melhor das sensações e o desejo de retornar. Em momentos difíceis, se reinventar é uma necessidade e também, uma forma de manter-se competitivo no mercado”, afirmou.

O prefeito Valdir Fabris, em seu pronunciamento, enfatizou que atualmente as pessoas “não compram produtos, elas consomem experiências, sensações”.

“É tempo de transformar cada peça produzida em Guaporé, em uma experiência. A satisfação de um desejo. A elevação da autoestima. Porque as pessoas amam as joias? Como podemos torna-las mais desejadas? É isso que também projetamos aqui! Buscamos essas respostas, o Poder Público e a iniciativa privada fomentam um novo tipo de turismo: o turismo de experiência. A Mostra é joias. É lingerie. É confecção. É agroindústria. É setor primário. É serviço. É desenvolvimento. É movimentação da economia. É Guaporé. A Mostra, volto a dizer: somos nós”.

Durante o evento, a turismóloga Ivone Fávero palestrou sobre a importância do bem receber os visitantes, como o turismo de experiência – tema da Mostra Guaporé 2018 – pode colaborar e cooperar para que todos permaneçam e retornem ao município, e como conquistar os clientes e oportunizá-los uma grande experiência na “Capital da Hospitalidade” e segundo polo nacional de joias folheadas, semijoias e lingeries. Ao término do lançamento oficial, integrantes do Ballet Estefania Bocchi apresentaram algumas danças que estarão abrilhantando o festival “Dança Guaporé” marcado para os dias 17,18 e 19 de agosto no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro. Além do espetáculo, a Banda Nova Estação, de Venâncio Aires, animou a festividade e um jantar delicioso, com cardápio diversificado e elaborado pelo Restaurante Central, foi servido aos convidados.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

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