Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Pesquisa: IBGE realiza a PNAD Covid-19 na área de Guaporé

por André Fabio Bresolin

IBGE Guaporé participa das pesquisas e realizará 108 ligações a domicílios

Cidades escolhidas foram Guaporé, Anta Gorda, Ilópolis e Putinga
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando duas pesquisas, através da coleta de dados (entrevistas) por telefone com os moradores dos domicílios que integram a amostra. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid), ambas iniciadas em maio, tem como objetivo analisar dados sobre o mercado de trabalho e a saúde durante a pandemia do novo coronavírus. As atividades envolvem dois mil agentes e 193,6 domicílios, distribuídos em 3.364 municípios, serão contatados.

O IBGE – Unidade de Guaporé, área de abrangência com responsabilidade em 14 municípios, participa das pesquisas. Na Pnad Covid-19, conforme o coordenador de área Marcelo Malheiros, 108 domicílios estão recebendo as ligações dos entrevistadores Henrique Grandi Baldo e Raquel Gonçalves Telles. As cidades escolhidas, através de critérios definidos pelo IBGE, foram: Guaporé (40); Anta Gorda (13); Ilópolis (13); Putinga (28). Malheiros afirma que as entrevistas duram, aproximadamente, 10 minutos.

“É rápida e extremamente importante. As perguntas na Pnad Covid são para saber se alguém na família, ou a própria pessoa entrevistada, teve sintomas da Covid como febre, tosse, dificuldade de respirar, falta de paladar e olfato, fadiga, náusea e coriza. Há outras em carácter de trabalho, para acompanhar o mercado nesse período de pandemia. A abordagem gira em torno se a pessoa ou moradores da residência estão trabalhando presencialmente ou em home office, de férias, desempregadas e os rendimentos”, destacou.

Segundo Malheiros, todas as informações coletadas pelo IBGE têm sua confidencialidade garantida por lei. O sigilo é garantido e os dados só podem ser utilizados para fins estatísticos. Nenhuma informação é repassada para outro órgão. Para confirmar o nome e matrícula dos entrevistadores do IBGE, pode-se ligar para o 0800.721.8181 ou acessar no navegador do celular o site respondendo.ibge.gov.br.
“Informo que não há nenhum entrevistador do IBGE indo ao encontro das famílias. As pesquisas estão sendo feitas somente por contato telefônico e não presencialmente”, disse Malheiros.

No Rio Grande do Sul, 153 agentes do IBGE estão coletando dados em cerca de 12 mil domicílios.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários