Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vereador Pita comemora R$ 300 mil para o Museu do Automobilismo Guaporense

por André Fabio Bresolin

Conforme o progressista, o projeto deve sair do papel ainda em 2020

Parte burocrática para contratação da empresa responsável pela construção estará em tramitação nos próximos dias
Foto: Divulgação

A busca por recursos na Capital Federal, seja por autoridades do Poder Executivo ou do Legislativo, é constante e tem colaborado com o desenvolvimento de Guaporé. A infraestrutura, como a construção de Centros de Informações Turísticas, Estratégias de Saúde da Família (ESFs), recapeamento de vias urbanas, entre outras, é a que mais destaca-se ao lado das destinadas à aquisição de equipamentos médico/hospitalares.

Por vezes, a liberação dos recursos financeiros, solicitados através de pedido formal/projetos aos parlamentares ou nos Ministérios, é demorada. Anos de espera e muitas idas à Brasília, sem contar nas ligações e mensagens, para que haja o empenho do recurso e o benefício da comunidade. Uma das solicitações atendidas, após um longo tempo de espera, foi a do vereador Valcir Fanton (PP), o Pita. Procurado pela diretoria do Veteran Car Clube Guaporé, o vereador colocou-se à disposição para conquistar recursos, junto ao deputado federal Pedro Westphalen (PP), para a construção do tão sonhado Museu do Automobilismo Guaporense.

Em 2013, o clube recebeu em comodato uma área de terras de 12 mil m2 nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro. A proposta, além da construção do Museu que resgatará a história do automobilismo local e da praça esportiva (prova e pilotos), era abrigar a sede. Após, diversas foram as tratativas com os gestores públicos para que o prédio ganhasse forma. O projeto foi encaminhado para o Ministério do Turismo, porém, os recursos federais estavam escassos para determinadas áreas. Pita então solicitou a Westphalen, há cerca de três anos, que incluísse nos seus pedidos à União um valor para auxiliar na edificação.

“As prioridades dos Governos eram as áreas de infraestrutura e da saúde. Porém, nunca desistimos do projeto de ajudar o Veteran Car Clube. Recebemos, nos últimos dias, a confirmação dos R$ 300 mil para o investimento na construção. Ficamos felizes e agradecemos ao deputado Pedro Westphalen que não tem medido esforços para o envio de recursos para Guaporé. É mais uma emenda que beneficiará a comunidade que, após o espaço pronto, poderá conhecer um pouco da história do nosso maior cartão postal e do automobilismo guaporense”, disse.

Questionado pela comunidade quanto à destinação e se havia a possibilidade de ser aplicada na saúde, por exemplo, o vereador progressista respondeu:

“Infelizmente não há como destinarmos para a saúde. A nossa intenção era colocar o recurso para a aquisição de novos equipamentos para o Hospital ou para os postos de saúde, mas a lei impede que haja o emprego em outra finalidade a não ser a construção do Museu do Automobilismo Guaporense. Porém, o deputado continua empenhado para buscar recursos para todas as áreas, em especial para a saúde. Seguirei, dentro do meu trabalho na Câmara de Vereadores, cobrando investimentos. Quem ganha não é o vereador, mas a comunidade como um todo”, afirmou Pita.

Conforme o progressista, o projeto deve sair do papel ainda em 2020. Toda a parte burocrática para contratação da empresa responsável pela construção estará em tramitação nos próximos dias. A expectativa dos associados do Veteran Car Clube e dos amantes do automobilismo é grande.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários