Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

50 Anos: Associação Guaporense de Automobilismo (AGA) é homenageada pela Câmara de Vereadores

por André Fabio Bresolin

Durante aproximadamente 1h30min, os representantes do povo exaltaram a importância da AGA) para o reconhecimento da cidade

A Câmara de Vereadores de Guaporé realizou na noite da quinta-feira, dia 29 de agosto, uma justa e merecida homenagem aos 50 anos de história de uma das maiores entidades do município. Durante aproximadamente 1h30min, os representantes do povo, liderados pelo presidente Jairo Elias Zanatta (MDB), sob olhares atentos de ex-presidentes, integrantes da diretoria, pilotos e ex-pilotos, apaixonados e simpatizantes da velocidade, representantes de entidades empresariais, clubes de mães, imprensa e comunidade em geral, que lotaram todas as mais de 70 cadeiras do plenário Roberto Baldasso, exaltaram a importância da Associação Guaporense de Automobilismo (AGA) para o desenvolvimento, crescimento, reconhecimento e divulgação da cidade para o Estado, País e Mundo.

Vereadores

Proponente da sessão solene, o vereador Valter Mann (PT) afirmou que a Casa Legislativa homenageava não só a entidade/instituição AGA, mas também os pioneiros do automobilismo guaporense pelo entusiasmo, perseverança, coragem e determinação que tiveram em levar adiante o sonho de construir uma pista automobilística na década de 60 e 70 em um município encravado no interior do Rio Grande do Sul. Mann, que muito tem contribuído para a manutenção do Autódromo buscando emendas parlamentares em Brasília, salientou que os visionários, liderados pelo médico e piloto Dr. Nelson Luiz Barro, desafiaram e contrariaram os pessimistas, provando que a obra era possível de ser realizada.

“Muitos entendiam que nossa cidade não comportava uma obra daquela magnitude. Quantas críticas sofreram, mas o mundo precisava (e ainda precisa) de homens dinâmicos, decididos, arrojados e de coragem para enfrentar grandes desafios e realizar grandes sonhos. O tempo veio a nos mostrar o quanto eles estavam certos. Se naquela época não foram compreendidos é porque estavam ‘muito além do seu tempo’. Muitos disseram na época que construir um autódromo em Guaporé era coisa de louco, que era uma loucura, um delírio. E hoje ele está aí contribuindo com o desenvolvimento da cidade”, disse o petista.

Após a manifestação do proponente, os líderes das bancadas do PP, MDB, PDT e PTB, se manifestaram parabenizando a entidade pelo cinquentenário e salientando o legado deixado pelo Dr. Nelson Luiz Barro.

“Somos sabedores das dificuldades que é se dedicar a uma causa. Trabalhar por uma entidade é uma tarefa árdua e poucos se dispõem a abrir mãos de seus negócios. Como vereador, falo com responsabilidade de ter participado das gestões municipais anteriores com a certeza de termos realizado grandes parcerias que resultaram nos maiores investimentos feitos no parque do Autódromo pós-construção. O PP acredita no potencial do Autódromo e quero aqui me colocar à disposição para juntos viabilizarmos novos investimentos que se fazem necessários”, disse Valcir Fanton (PP).

“Guaporé, com a criação da AGA e com o passar dos anos, se tornou uma referência no cenário do automobilismo. Hoje (dia 29) enaltecemos a AGA e comemoramos os seus 50 anos de história. Atualmente a entidade realiza diversas provas, das mais variadas categorias no Autódromo Nelson Luiz Barro, trazendo muitas pessoas e dando visibilidade para Guaporé no cenário nacional e internacional. Parabenizo a todos que dedicaram e ainda dedicam seu tempo para a AGA”, destacou Luiz Airton de Oliveira (PDT).

“Tivemos muitos ‘Nelson’ no município, mas me atrevo a dizer que Nelson Luiz Barro (fundador e idealizador do Autódromo Internacional de Guaporé) é incomparável. Em seu nome, homenageio a todos os ex-presidentes e o atual que contribuíram ao longo dos 50 anos para a AGA e para bem administrar a mais bela praça automobilística do Brasil”, salientou Homero Marcolina (MDB).

“Se a união faz a força e o tempo a consolida, o trabalho compromete com o desenvolvimento. A AGA é uma instituição com uma consistente história no automobilismo. A pequena semente aqui plantada por um grupo de jovens que apoiava um ideal de desenvolvimento turístico, econômico e social frutificou com tamanha envergadura que envolveu as forças vivas da comunidade. Parabéns a quem fez e está fazendo parte da história da velocidade e do crescimento de Guaporé”, destacou a Dra. Marisa Bordin (PTB).

Município, Legislativo e AGA

Após os líderes das bancadas, o prefeito Valdir Fabris e os presidentes do Legislativo Zanatta e da AGA Dilvo Salvi manifestaram-se na sessão solene. Fabris, ao parabenizar o Dr. Nelson Luiz Barro e seu grupo, afirmou que a cidade necessita de gênios ousados e quem cria grandes legados, destacando que a AGA é feita de pessoas e não siglas.

“Há cinquenta anos pessoas de visão, empreendedores, administradores, voluntários cidadãos perceberam que nosso cartão postal precisava acima de tudo desafiar novos tempos, superar as dificuldades, celebrar conquistas que estavam por vir e manter vivo, ativo, moderno, ativo, o Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro. Ouso a dizer que a AGA somos nós. Cada guaporense que tem orgulho de sua cidade, de seu cartão postal, que torce e prestigia seus eventos, que se associa e contribui, que é parte ativa da história. História essa que é feita não por quem escreve... mas por quem Faz! Parabéns a todos que fizeram, fazem e farão história”.

Zanatta (MDB) disse que no momento em que preparava o discurso pensou em contar a história da AGA, mas sabia que seria repetitivo. O presidente do Poder Legislativo então decidiu contar um pouco da história dos corajosos homens que dedicaram seu tempo para realizar este sonho.

“Pude conversar com pessoas comprometidas com o esporte da velocidade, pessoas que se emocionaram ao lembrar de histórias, de dificuldades, e pessoas que tanto trabalharam e já partiram. Ouvi as histórias do Dr. Lahude, companheiro fiel do idealizador Dr. Nelson Luís Barro nas viagens à Capital do Estado em busca de recursos e das estratégias usadas para convencer o governador Jair Soares. Por fim quero exaltar minha alegria por estar vivenciando este momento na presidência do poder Legislativo do Município de Guaporé, quando se comemora meio século de existência da AGA”.

Salvi, que comanda a entidade pela quarta vez, salientou durante sua fala que Guaporé é uma cidade privilegiada porque poucos municípios brasileiros possuem um Autódromo e os que tem, mal conseguem se manter. O presidente da AGA indagou os presentes no plenário Roberto Baldasso com a pergunta: “Será que os senhores e senhoras conseguem ter a dimensão do que é o Autódromo de Guaporé?”. Na sequência, o administrador afirmou que não há nada que dá mais visibilidade para o turismo do que a praça automobilística e aproveitou para agradecer o empenho de todos que mantém viva a entidade.

”A AGA administra o maior bem público municipal cujo valor não podemos dimensionar. Vejamos senhoras e senhores: caso não existisse a AGA será que o Município de Guaporé teria condições de gerenciar aquele patrimônio da forma como é mantido? Somos sabedores que outras prioridades tomam conta do interesse público porém, não podemos nos esquecer que na construção do Autódromo não se depositou apenas sonho de corridas de carros. Lá se depositou desejo de que um pequeno município da Serra Gaúcha fosse conhecido no mundo afora”, disse Salvi.

A AGA contou ao longo dos 50 anos de história com o comando de 13 presidentes. Além de Salvi, estiveram à frente Nelson Luis Barro, Saul Pedro Polita, Roberto Lahude, Osmar Chiarello, Alberto Morassutti, Ari Luis Salvi, Tamor Marcus Romanzini, Vilmo Treviso, Luis Anildo Reder, Charles Pilotti, Elói Galiassi e Jose Luis Antonio Dos Santos.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais