Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Padre Pedro Nierotka se despede da comunidade após oito anos como Pároco da Paróquia Santo Antônio

por Eduardo Cover Godinho

Missa de Ação de Graças, que marcou o fim do ciclo em Guaporé, foi calorosa e emocionante. Sacerdote atuará na Paróquia São José Ribeirão Pires, em São Paulo/Capital

“Aqui pude confirmar que a Igreja Matriz Santo Antônio de Guaporé é uma das mais belas do interior do Rio Grande do Sul. O que faz ela ser a mais bela é a riqueza de fiéis, participando todos os dias nas celebrações e missas...”. Com estas e dezenas de outras colocações, o padre Pedro Nierotka despediu-se da Paróquia Santo Antônio de Guaporé, após oito anos de sua chegada. A Missa de Despedida e Ação de Graças, que marcou o fim do ciclo de religiosidade e espiritualidade nas mais de 25 pastorais e 40 comunidades da zona urbana e rural do município, aconteceu no sábado, dia 18 de dezembro, contando com a presença de sacerdotes, prefeito Valdir Carlos Fabris e esposa Jane, e fiéis.

Calorosa e emocionante, a celebração marcou-se pelas homenagens ao pe. Pedro e o seu pronunciamento. Em seis páginas, o sacerdote agradeceu todos aqueles que, durante os oito anos, estiveram ao seu lado na construção e evangelização da comunidade católica guaporense. Afirmou que, na chegada, encontrou pessoas vibrantes, motivadoras, com empatia e muita proximidade.

“Não faltaram medo e ansiedade, por outro lado, estava confiante em Deus. Saio como alguém que humildemente também contribuiu com a evangelização na Paróquia e região, mas sempre grato, pois encontrei acolhida, irmãos de caminhada, partilhamos juntos essa história. Estou feliz pelo dever cumprido”, destacou.

Pe. Pedro citou as obras da paróquia. Entre elas destacam-se a construção das Igrejas da Comunidade Scalabrini e do São Cristóvão, a revitalização/reconstrução de Capelas como a São Luiz (Linha Quarta), Nossa Senhora das Graças Furlani, Santo Antoninho (Linha Quinta) e Santo Antônio (Linha Sétima). Além destas, dois salões comunitários foram construídos (São José, São Cristóvão) e um reformado (Bom Jesus). O salão da comunidade Nossa Senhora do Carmo (Pinheirinho) está em andamento, com verbas de comodato.

O religioso afirmou que é grato e que gostou de atuar na comunidade.

“Foi um tempo gratificante, de muitos eventos e compromissos de vida. Aqui muitas atividades vivenciamos e fomos protagonistas”, disse pe. Pedro que sublinhou como destaques a programação da Semana Santa com a procissão na Sexta-Feira Santa, o Corpus Christi, as celebrações natalinas em frente à Igreja Matriz, a Festa de Santo Antônio (padroeiro) e o trabalho de pesquisa sobre a história da Paróquia que está sendo conduzida pelo professor Giovani Balbinot e o diácono permanente Silvio Bedin.

Em momento ímpar, perante a comunidade que praticamente lotou as dependências do templo, pe. Pedro, que atuará na Paróquia São José Ribeirão Pires, em São Paulo/Capital, pediu perdão pelos erros e falhas cometidas.

“Muitas vezes machucamos pessoas sem querer, outras vezes somos machucados, para isso temos o perdão e reconciliação ainda mais nesse tempo de advento onde somos chamados a conversão e perseverança. Saio alegre, tendo uma nova missão pela frente. Conto com vossas amizades, vossas orações e contem com a minha oração. Sofro, pois somos humanos. Faz parte do padre Scalabriniano a transferência. Aceito como mais um desafio de um discípulo missionário”, disse.

Ao finalizar, sob olhar atento de todos os católicos que acompanhavam na Igreja e através das redes sociais da Paróquia e da Rádio Aurora FM 107.1, pe. Pedro afirmou que levará Guaporé sempre no coração.

“Procurei ser amigos de todos. Um irmão. Alguém que se fez próximo na caminhada, com o meu jeito de ser, de conviver com as pessoas. Levo todos na minha memória histórica, mais ainda em meu coração. Peço orações para a minha nova missão. Gratidão. Gratidão. Gratidão. Deixo minha Benção Sacerdotal a todos”.

Assumirá como Pároco da Paróquia Santo Antônio de Guaporé o pe. Joel Ferrari.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários