Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Alunos da Apae de Guaporé participam de qualificação profissional

por Eduardo Cover Godinho

Curso profissionalizante para pessoas com deficiência é uma bela iniciativa na comunidade

As aulas já começaram, e vão unir teoria e prática, nesta iniciativa entre Senai, Sulmaq e Apae
Foto: Divulgação

A inclusão é um processo pelo qual a sociedade se adapta para permitir a participação das pessoas em todos os seus setores, inclusive daquelas pessoas com necessidades especiais e estas, por sua vez, se preparam para assumir seus papéis na sociedade.

O acesso ao mercado de trabalho é um dos aspectos do processo de inclusão, importante por proporcionar a este público condições para a satisfação de suas necessidades básicas, valorização de si mesmos e o desenvolvimento de suas potencialidades.

Em parceria com a empresa Sulmaq, a Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Guaporé, realiza um curso de qualificação profissional para pessoas com deficiência, tanto do Município, como da região.  As atividades, na Unidade do Senai, iniciaram em agosto.

Doze alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) estão aprendendo sobre a atividade desenvolvida por assistentes administrativos. O curso, oferecido pelo Senai, é do programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI). Com o PSAI, as pessoas com deficiência são inseridas nas turmas com os demais alunos, proporcionando a todos o aprendizado diário por meio da convivência com as diferenças e com a superação dos limites. Esta metodologia tem proporcionado à comunidade escolar a humanização das relações e dos espaços.

O curso tem a duração aproximada de um ano, com carga horária de 800h, sendo 400h n as dependências do Senai Guaporé e o restante na empresa Sulmaq – com acompanhamento dos profissionais da escola.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários