Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria de educação promove oficina prática de culinária

por André Fabio Bresolin

Atividade ministrada pelo Chef de Cozinha Israel Bertamoni, aconteceu na sexta-feira, 9 de março, na cozinha da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bachi

O Poder Público, de Guaporé, através da secretaria de Educação, proporcionou para cerca de 35 cozinheiras e representantes das direções das 10 escolas municipais de ensino infantil e fundamental, uma oficina prática de culinária com objetivo de qualificar as técnicas de preparo da alimentação escolar que diariamente é servida para mais de 2,8 mil estudantes.

A atividade, ministrada pelo Chef de Cozinha Israel Bertamoni, aconteceu na sexta-feira, dia 9 de março, na cozinha da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bachi e contou com a presença da secretária Veridiana Tonini, a nutricionista da rede pública municipal Rafaela Dall'Asta e da chefe do escritório da Emater-RS/Ascar, Jane Pilot Barato.

Bertamoni, docente em gastronomia da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, repassou para as participantes técnicas de aprimoramento do pré-preparo e preparo de alimentos, aproveitamento total dos alimentos, o uso de temperos e especiarias em substituição do sal, apresentação dos pratos para que tornem-se atrativos para as crianças e adolescentes.

Durante a oficina, as cozinheiras, além das explicações teóricas dos alimentos, formas de preparo e outras, colocaram a “mão na massa”, literalmente. Elas prepararam 13 pratos saudáveis: purê de cenoura com zimbro; ovos mexidos com espinafre; saladas de legumes assados; brócolis gratinado; muffin de cenoura; sunomono de chuchu; molho bechamel; molho bolonhesa; arroz integral com brócolis e milho; couve refogada com fígado; patê de fígado; escondidinho de moranga com porco e peixe assado.

“Nossas cozinheiras são maravilhosas no preparo dos alimentos para as crianças e adolescentes. Não é uma tarefa fácil. Elas se dedicam ao máximo e a qualificação proporcionada pela secretaria, através do curso ‘Cozinhando de Forma Saudável na Alimentação Escolar’, visa proporcionar a elas novas experiências e técnicas de cozimento. Parabéns para todas e novas atividades como esta estão programadas. A nutricionista Rafaela tem buscado cada vez mais se especializar, buscar receitas novas e saudáveis e repassar todo o conhecimento para as cozinheiras. O trabalho em conjunto tem apresentado excelentes resultados”, disse a secretária Veridiana Maria Tonini.

Outas ações na área da alimentação escolar estão previstas para os próximos meses.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais