Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bancada do PDT apresenta projeto para filiação de Guaporé na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE)

por Eduardo Cover Godinho

Vereadores Fernanda Debona Baldin e Gilson Dai Pra encaminharam a proposta para o Poder Executivo. Prefeito Valdir Carlos Fabris deve sancioná-la

Vereadora Fernanda apresentou os pilares para o desenvolvimento da educação em Guaporé
Foto: Eduardo Cover Godinho

Com pilares definidos para construir uma Guaporé Educadora, que destacam a ampliação da oferta de contraturno escolar na modalidade regular (oportunizando formação técnica para os alunos do ensino regular) e implementar projetos que venham ao encontro de uma educação baseada no desenvolvimento de conflitos de forma não violeta, a bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Guaporé, composta pelos vereadores Fernanda Debona Baldin e Gilson Dai Pra, encaminhou um projeto Sugestão para a adesão do Município à Carta das Cidades Educadoras da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).

A proposta, destacada em plenário durante a 21ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, busca: instituir e manter políticas de intercâmbio regional, nacional e internacional; colaborar em políticas, programas e projetos educacionais no município, no Brasil e no exterior; formar redes territoriais e temáticas; compor conselhos, comitês e diretorias; entre outras atividades ligadas aos objetivos e princípios da Carta das Cidades Educadoras. A Secretaria de Educação será o órgão responsável pelo processo de interação e efetiva participação do município como membro da AICE, com apoio e anuência do Conselho Municipal de Educação (CME).

A vereadora Fernanda, durante pronunciamento na Casa Legislativa, afirmou que Guaporé destaca-se pelos investimentos que executou ao longo dos últimos anos na educação.

“Guaporé deu um grande salto quando falamos em educação. Inúmeros foram os investimentos que a Rede Pública Municipal realizou. Estes foram tanto na parte física como na humanização das relações. Outro grande destaque do Município foi o investimento na alimentação escolar, possibilitando um cardápio diversificado e saudável, para o qual estão sendo adquiridos alimentos da agricultura familiar”, disse.

Conforme a pedetista, atualmente 470 cidades de 36 países se reconhecem como cidades educadoras e estão organizadas em rede pela AICE, que em sua carta fundante, defende que as cidades têm um potencial educativo em estado bruto, que precisa ser ativado.

“Se colocaram no desafio de articular espaços, pessoas e ações em torno de processos de aprendizagem que primam pelo desenvolvimento integral de seus habitantes”, afirmou Fernanda.

A legisladora ressalta ainda que, além dos dois pilares citados, há outros como destaque a promoção de ações que promovam a cultura local, incentivar que a cidade invista em seu capital histórico, preservando e valorizando seu patrimônio histórico e cultural, educar a cidade para que desenvolva uma consciência com olhar no futuro, cuidando e preservando o meio ambiente. Ao todo, conforme Fernanda, são oito os pilares.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais