Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diretoria da CIC reúne-se com o Sebrae e Senai para debater a qualificação da mão de obra

por Diogo Lazzarotto

Diretoria da CIC reúne-se com o Sebrae e Senai para debater a qualificação da mão de obra

Foto: Divulgação

Emprego

Diretoria da CIC reúne-se com o Sebrae e Senai para debater a qualificação da mão de obra

O ano de 2021 iniciou e as empresas de Guaporé, em especial dos setores de confecções e metal mecânico, continuam enfrentando velhos problemas: a falta de mão de obra. Por um lado, muitas estão com seu crescimento limitado devido à falta de mão de obra qualificada. Na outra ponta, pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho, porém, sem experiência nos processos industriais, reclamam que os empresários não dão oportunidade para eles aprenderem.

Diante deste dilema, a Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços (CIC), de Guaporé, através do presidente Edmilson Norberto Zortea, vem realizando uma agenda propositiva com muitas discussões e planejamentos de ações que visam movimentar setores, entidades, empresas, órgãos institucionais e Poder Público. O objetivo é encontrar alternativas que venham ao encontro das necessidades dos empresários e dos trabalhadores que buscam a inserção no mercado de trabalho.

No mês de janeiro, a primeira reunião foi realizada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No ato, o Sebrae foi representado pela Analista de Relacionamento com Clientes, Roberta Genari, e o Senai, pela Assistente Técnica, Karen Casagrande. Houve, conforme Zortea, o alinhamento de estratégias para minimizar as dificuldades encontradas e, através de um trabalho conjunto, foram propostas diversas soluções apontadas pelas empresas.

Em fevereiro, estiveram na CIC Guaporé, Gerente de Operações do Senai, Jerry Amarildo Hibner, o Coordenador Técnico Marcelo Francisco Schedler e o Agente de Relações de Mercado, Leonir Zignani. Com o presidente da CIC, Zortea e o Executivo, Paulo Roberto dos Santos, os representantes do Senai apresentaram soluções que podem ser ofertadas para o empresariado. Como é de conhecimento, o Senai é a maior escola técnica profissionalizante na América Latina e, em Guaporé, possui uma estrutura que oferece cursos de Evolução Profissional e Aprendizagem Industrial Básica.

Tratando-se especificamente do setor da confecção, o Senai Guaporé está se adaptando à Norma Regulamentadora 12 (NR 12), que tem por objetivo garantir a adequação de máquinas e equipamentos para que os alunos possam trabalhar com a máxima segurança possível, afim de evitar acidentes com operações durante o processo de aprendizagem. Com a qualificação, ao longo de 2021, a escola voltará a oferecer cursos de costura.

No entanto, outras soluções apresentadas serão levadas ao gestores públicos e empresários. O intuito maior é qualificar os trabalhadores, não somente do setor de confecção, mas também em outras áreas como metal mecânica, joalheiro, automação industrial, eletrônica e soldagem.

“Soluções que podem ser operacionalizadas para minimizar a questão da falta de mão de obra qualificada”, disseram.

A CIC Guaporé pretende atuar incisivamente na busca pelo crescimento das empresas e a maior oferta de mão de obra para os guaporenses durante o ano de 2021.

“É necessário qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. Precisamos olhar para o futuro, analisar o que irá impactar no crescimento das empresas e da economia guaporense daqui a cinco, 10 ou 20 anos”, disse Zortea.

O presidente da CIC Guaporé complementou:

“Pretendemos no decorrer dos próximos meses apresentar para a comunidade, juntamente com o Senai e o Sebrae, as primeiras ações de qualificação de mão de obra e oportunidades de trabalho para pessoas que não possuem experiência”.

Central de Conteúdo Rádio Aurora

Rede Scalabriniana de Comunicação

Acesse e ouça: www.rdaurora.com.br

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários