Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Demissões seguem em alta em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Saldo no ano é de 168 postos de trabalhos fechados no município. Somente em outubro, foram 30 vínculos encerrados

Foto: Divulgação

O Observatório do Trabalho – Departamento da Universidade de Caxias do Sul – divulgou mais uma carta mensal do mercado formal de trabalho. Os dados, que abrangem nove municípios da Serra Gaúcha – incluindo Guaporé - são oriundos do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. Em mais um mês de 2016, os resultados foram negativos na “Capital da Hospitalidade”. Em outubro, segundo a pesquisa, houve mais demissões do que admissões e o número chega a 30 vínculos encerrados. Na somatória do ano, são 168 postos de trabalho fechados em Guaporé, sendo a Indústria da Transformação a que mais demitiu.

No décimo mês do ano, o único setor que abriu postos de trabalho foi o de Serviços, com 11 novas vagas. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Indústria de Transformação, com 20 vínculos encerrados, seguido pela Construção Civil, com 15 vagas fechadas. Foram contratados, nos oito setores pesquisados, 176 trabalhadores com carteira assinada no mês de outubro. Porém, foram demitidos 206. Esse foi o sexto mês do ano que os números apresentados são negativos e o quarto seguido.

A coordenadora do Observatório do Trabalho, profa. Ms. Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, salientou que o retorno das contratações dependerá muito da recuperação na economia brasileira. Pelo menos até o final do ano, a tendência é que os números sigam negativos.

“O mercado está aos poucos se recuperando. Não há uma data certa para que volte a crescer como todos desejam. Acredito e essa é a tendência, que tenhamos números melhores nos próximos meses. Continuaremos pelo menos por mais um tempo apresentando dados negativos na empregabilidade, mas esperamos que na metade de 2017 possamos ter um cenário favorável”.

 

Brasil

No mês de Outubro foram fechados 74.748 postos de trabalho no país. Nesse mesmo período o único setor que abriu postos foi o Comércio, com 12.496 vínculos. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Construção Civil, com 33.517 vínculos encerrados, seguido pelo setor de Serviços, com 30.316 fechamentos. O saldo acumulado no ano é de 751.816 desligamentos. Nos últimos 12 meses, foram fechados 1.500.467 empregos no Brasil.

 

Estado

Na contramão do Brasil, o Rio Grande do Sul apresentou dados positivos da empregabilidade no mês de outubro. Foram abertos 2.386 postos de trabalho. Nesse período, os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o do Comércio, com 2.616 vínculos criados, seguido pela Agropecuária, com 935 novas vagas. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Construção Civil, com 919 vagas encerradas. O saldo acumulado no ano é de 26.839 postos a menos. Nos últimos 12 meses foram encerrados 63.798 postos de trabalho em solo gaúcho.

 

Guaporé

Saldo Admissões x Demissões

Janeiro: -14

Fevereiro: -47

Março: 8

Abril: 5

Maio: 7

Junho: 3

Julho: -26

Agosto: -42

Setembro: -32

Outubro: -30

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários