Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Vitor Augusto Borsatto dos Santos é campeão da chula no XXV Festmirim

por André Fabio Bresolin

Evento reuniu mais de 80 invernadas artísticas e mais de 12 mil pessoas passaram pelo local

“Não estou nem acreditando que ganhei. Estou muito feliz. Muito obrigado a todos”, disse Vitor

Peões e prendas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Estirpe Gaúcha e Última Tropeada, e demais entidades do Rio Grande do Sul, participaram nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Centro de Eventos da Universidade de Santa Maria (UFSM), do maior festival da categoria mirim. O XXV Festival Estadual Tradicionalista Mirim (Festmirim), que cultua a dedicação à cultura gaúcha, reuniu mais de 80 invernadas artísticas e mais de 12 mil pessoas passaram pelo local para acompanhar as apresentações dos gaúchos e gaúchas de até 13 anos.

 Na região central do Estado, os tradicionalistas da “Capital da Hospitalidade” fizeram bonito. Único representante do CTG Última Tropeada, que tem como patrão Verno Fritzen, o pequeno Vitor Augusto Borsatto dos Santos conquistou o primeiro lugar na modalidade Chula. O garoto não deu chances aos adversários. Vitinho, como é conhecido, é treinado pelos professores Igo Centena e Érik Fialho. Centena lhe prestou uma pequena homenagem.

“Como te disse durante a tarde (dia 28): mesmo se não viesse o troféu... tu dançou demais! Com toda a certeza a apresentação que fizestes no Festmirim valeu por todos os ensaios com dores nas pernas e com bolhas nos pés. Valeu pelo cansaço de ensaiar em dois turnos todos os dias e por todas as vezes que chorou quando as ‘coisas’ não saiam certo. Valeu por todas as vezes que tu meio que desanimou e, mesmo assim, não desistiu. Parabéns Josi e Adilson (mãe e pai) por acreditarem e incentivarem. Obrigado pela oportunidade de poder ajudá-lo. Parabéns meu guri. Tu és merecedor”, disse Centena.

Em poucas palavras, Vitinho, que concorreu ao lugar mais alto do pódio com outros 25 peões, destacou aos pais e professores Centena e Fialho o que sentiu no momento do anúncio de campeão do Festmrim e quando recebeu o troféu de 1º lugar.

“Não estou nem acreditando que ganhei. Estou muito feliz. Muito obrigado a todos”.

Além do garoto, o Festmirim contou com a participação da invernada do CTG Estirpe Gaúcha. Sob instrução de Ricardo Bordignon, o grupo apresentou-se na modalidade Danças Tradicionais – Força A. Eram 40 na disputa e os dançarinos guaporenses fizeram história ao avançar, após uma apresentação de luxo, para a fase final. Ao término de todas as apresentações, o CTG Estirpe Gaúcha comemorou o 14ª lugar. No tablado, a invernada apresentou o tema “Tangos e Tragédias – Levando Nossa Cultura Musical e Teatral ao Brasil e ao Mundo”, que homenageia dupla de artistas Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky e ao espetáculo que marcou gerações com suas canções peculiares e alegres.

“A alegria transmitida pelas crianças faz da arte de encenar e dançar uma brincadeira contagiante, que, através da sua ludicidade, faz referência às músicas e história criadas por Nico e Hique. De forma singela e preservando as características peculiares de cada criança, o CTG Estirpe Gaúcha transforma o palco do FestMirim em um mundo de magia e diversão, onde a Sbørnia é apresentada ao público em geral sob o olhar e o entusiasmo daqueles que têm no coração a sabedoria da inocência”, destaca o texto de apresentação do tema e coreografia do CTG Estirpe Gaúcha.

O XXV Festmirim é promovido pelo Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul, de Santa Maria, com apoio do Poder Público, Câmara de Vereadores, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e 13ª Região Tradicionalista (13ª RT).

XXV Festmirim
Modalidades
Categoria Chula
1º lugar: Vitor Augusto Borsatto dos Santos - CTG Última Tropeada, de Guaporé

2º lugar: Miguel Bonoto Nunes de Souza - CTG Independência Gaúcha, de Esteio

3º lugar: Bernardo da Silveira Pereira - CTG Galpão Campeiro, de Erechim

Danças Tradicionais – Força A
1º lugar: CTG Guapos do Itapuí
2º lugar: CTG Patrulha do Rio Grande
3º lugar: CTG Aldeia dos Anjos

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais