Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Peões e prendas dos CTGs de Guaporé avançam para a finalíssima do Enart 2019

por André Fabio Bresolin

Enart acontece no Parque da Oktoberfest entre os dias 15 e 17 de novembro

As três entidades tradicionalistas de Guaporé vão estar representando a “Capital da Hospitalidade” no maior festival de arte amadora da América Latina, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). As vagas nas Danças Tradicionais – Forças A e B, e em modalidades individuais como a Declamação Feminina e Violão, foram conquistadas pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Estirpe Gaúcha, Os Desgarrados e Última Tropeada em disputas nos dias 24 e 25 de agosto, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha. A 1ª Inter-Regional do Enart reuniu cerca de quatro mil pessoas, entre peões e prendas de 10 Regiões Tradicionalista e comunidade da Serra Gaúcha, em disputas nas modalidades de Danças Tradicionais – Forças A e B, Chula, Violão, Declamação, Intérprete Vocal, Causo e Dança de Salão. 

No palco Salto Ventoso, 34 grupos de danças, sendo 14 na Força A e 20 n B, apresentaram o que há de mais belo nas danças do Rio Grande. Entre eles estavam os três CTGs de Guaporé. Todos conseguiram vagas para o Enart 2019. O Estirpe Gaúcha, em apresentação de gala na Força A sob coordenação técnica de Ricardo Bordigonon, levou aos presentes que lotaram as arquibancadas, a história do lendário personagem da cultura popular Antonio Mamerto Gil Nuñez, o conhecido “Gauchito Gil”. Ele é considerado o mais proeminente santo gaúcho na Argentina. Na entrada o grupo apresentou o tema “Assim Nasce um Santo Criollo” e a saída o “Devoto de San La Muerte”. As músicas apresentadas são de autoria de Diego Muller e Juliano Eloy, com coreografias de Gilmar Rocha e Gabriel Paez. Dos 14 grupos, oito avançaram e após a divulgação das notas da comissão julgadora, o CTG Estirpe Gaúcha concluiu a inter-regional na sexta posição.

Com apresentações que arrancaram aplausos do público, os CTGs Os Desgarrados e Última Tropeada passaram com folga para a final do Enart. Dos 20 grupos, 10 seguiam adiante e os dançarinos guaporenses concluíram nas posições 4 e 3, respectivamente. Com entrada e saída de luxo, os dançarinos do CTG Os Desgarrados mostraram a história dos povos gaúcho e cigano. Com o tema “Alma Cigana”, sob responsabilidade técnica de Jordana Durante e Renato Cavalheiro, o grupo apresentou coreografias divididas em duas partes – “Amor Proibido” e “Bailado Cigano”. A montagem ficou a cargo de Renato Cavalheiro com auxílio de Emily Borghetti e Derly Oviedo, com músicas de Alexandre Brunetto. A turma do CTG Última Tropeada, sob responsabilidade técnica de Igor Centena, levaram à classificatória a temática da imigração italiana e a transformação dos italianos nos gaúchos que habitam a Serra Gaúcha e na retirada uma homenagem e o orgulho de fazer parte da entidade “Última Tropeada”. As coreografias apresentadas são de Alex Fernandes, as músicas de Lucas Contini.

Individuais

Além dos grupos de danças artísticas, três participantes, entre os peões e prendas das entidades que concorreram nas modalidades individuais, avançaram para Santa Cruz do Sul. Na Declamação Feminina, a jovem Yasmin Bueno Bonatto, do CTG Estirpe Gaúcha, passou na décima colocação entre as mais de 35 concorrentes. Com um número expressivo de participantes no Violão, Henrique Williges da Silva (Estirpe Gaúcha) concluiu a inter-regional em oitavo, enquanto Ismael do Nascimento Bison (CTG Última Tropeada) terminou em nono. Ambos seguem para a finalíssima do Enart.

Enart

Promovido pelo MTG, o Enart acontece no Parque da Oktoberfest entre os dias 15 e 17 de novembro. São milhares de peões e prendas que estarão se apresentando nas 16 modalidades, com destaque para as Danças Tradicionais – Forças A e B.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais