Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Acervo da Biblioteca Municipal de Guaporé conta com 13,5 mil livros

por Eduardo Cover Godinho

Espaço, localizado na Casa da Cultura, possui cadastro informatizado seguindo as normas do Catálogo Decimal Universal (CDU)

Acervo vem ganhando novas obras a cada ano

Ler é apoderar-se de um bem, e uma vez adquirido, jamais será perdido: o conhecimento. A leitura oferece uma infinidade de conhecimento, é a porta que, uma vez aberta irá oferecer riquezas para o intelecto de um indivíduo, que irá formar uma nova mentalidade. A leitura se faz muito importante em nossas vidas, através dela podemos aprender, ensinar e conhecer outras culturas. Mas, o que se faz necessário para que um indivíduo venha a se tornar um leitor ativo e detentor de conhecimentos? Não existe uma fórmula, mas certamente há caminhos que levam a tal fim.

Para despertar a leitura cada vez mais nos guaporenses, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico, de Guaporé, tem reforçado o acervo da Biblioteca Pública Municipal, localizada na Casa da Cultura, com a aquisição de novos livros de literatura. Nos últimos dois anos, centenas de obras foram adquiridas e estão disponíveis ao público guaporense. O espaço é agradável e aprazível para desenvolver o gosto pela leitura. O acervo, que conta com aproximadamente 13,5 mil livros, contempla todas as áreas: infantil, infanto-juvenil, estrangeira, brasileira, gauchesca, autoajuda, espírita, biografias, artes e também didáticos.

“Acompanhando toda essa gama de livros, ainda oferecemos aos leitores, usuários da biblioteca, DVDs e CDs, englobando assuntos diversos, jornais e revistas. Cabe salientar que o acervo da Biblioteca Pública está informatizado seguindo as normas da Catalogação Decimal Universal (CDU) o que permite disponibilizar os títulos dentro de sua área específica”, destacou a Diretora Maria do Carmo Melati.

A Biblioteca Pública Municipal, que também agrega o público infantil com um espaço diferenciado, possuiu cadastro informatizado com mais de 820 leitores, em sua maioria, assíduos na leitura dos livros. Os leitores, segundo Maria do Carmo, são diversificados, englobando várias idades e gosto pela leitura.

 

Preocupação

Mesmo informatizada e com cadastro completo dos leitores, a maior preocupação da Diretora Maria do Carmo é a não devolução das obras. Muitos retiram os livros e não devolvem. Desde fevereiro de 2015, a Biblioteca Pública atualizou seu regulamento, implementando novas regras no empréstimo dos livros, sua utilização e devolução.

“Sabemos que o hábito da leitura amplia nossos horizontes e ler um bom livro é como se viajássemos sem sair de casa. Uma boa leitura nos torna mais sábios, humanos, comunicativos, firmes e conscientes de que assim, desenvolvemos com mais facilidade nossa escrita e nossa oratória. Portanto, é imprescindível que o leitor tenha consciência de que, ao retirar um livro para se deliciar com a leitura, deve também ter a responsabilidade de efetuar sua devolução para que outras pessoas possam desfrutar desse mesmo prazer”, disse Maria do Carmo.

Segundo a diretora, mais de 40 livros emprestados para os leitores cadastrados não foram entregues dentro do prazo. A multa por atraso de empréstimo é R$ 1,00 ao dia, por exemplar. Havendo atraso superior a 10 dias a taxa multa é duplicada. Após sete dias de atraso será aplicada a suspensão de 30 dias e o usuário não poderá mais retirar livros.

A Biblioteca Pública de Guaporé funciona das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais