Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Cia de Artes Caripaiguarás se apresentará na Coréia do Sul

por Eduardo Cover Godinho

Grupo guaporense representará o Brasil na maior competição de danças folclóricas do mundo.

Apresentação do grupo guaporense na Turquia encantou os presentes
Foto: Foto: Salih Yildirim

Os integrantes de um dos mais conceituados grupos de dança do Rio Grande do Sul preparam-se para mais um desafio em seus quase 15 anos de história. A Companhia de Artes Caripaiguarás, de Guaporé, presidida pelo jovem Cássio Luiz Zortéa, embarcará no mês de outubro para a Coréia do Sul onde representará o Brasil na maior competição de danças folclóricas do mundo. Os bailarinos e bailarinas, que ensaiam exaustivamente aos sábados e domingos, vão estar presentes no “2015 Cheonan World Dance Festival” que acontece em Cheonan. O evento contará com a participação de 24 países de todo o mundo e mais ainda, durante a competição nacional, de 200 grupos, shows de cantores nacionais, exposições, feiras e desfiles.

O convite para estar presente no evento, que será realizado de 2 a 13 de outubro, veio da Federação Brasileira de Artes Populares (Febrarp), através de seu diretor Régis Bastian. Segundo Zortéa, que esteve em duas apresentações da Cia de Artes Caripaiguarás fora do Brasil (Itália em 2003 e Turquia em 2014), um misto de felicidade e preocupação tomou conta dos integrantes quando houve a divulgação da participação na Coréia do Sul.

“Vínhamos nos preparando para a festividade dos 15 anos da Cia que será comemorada junto com a comunidade guaporense em uma apresentação na Associação dos Motoristas em agosto e também pretendíamos participar de mais uma turnê internacional. Em novembro quando a Febrarp, sediada em Montenegro, lançaram as candidaturas para Festivais, nós, dos Caripaiguarás nos inscrevemos e aguardávamos uma resposta. Para nossa felicidade tivemos a honra de sermos convidados para o Cheonan World Dance Festival, da Coréia do Sul, que é uma competição de danças. Ficamos muito felizes com o convite, mas agora a atenção volta-se para a logística da viagem. Serão aproximadamente 30 pessoas que estarão fazendo parte desta comitiva e vamos ter que levar figurino, equipamentos musicais, entre outros. É complexo, mas estamos orgulhosos de poder representar e levar um pouco da cultura do Brasil e principalmente do Rio Grande do Sul para o outro lado do mundo”, disse.

Para Zortéa, o comprometimento de todos, com apoio da comunidade, tornará os preparativos e a viagem mais fáceis. Todas as despesas de transporte vão ser custeada pelos bailarinos que vão em busca de auxílio financeiro de empresas de Guaporé e do Rio Grande. Em troca, apresentações para colaboradores e comunidades que apoiarem a Companhia. Além de estarem competindo na maior competição de danças folclóricas do mundo, a Cia de Artes Caripaiguarás se apresentará em Seoul e outras cidades da Coréia do Sul mostrando danças de diversas regiões brasileiras, como a gafieira, o forró e as danças gaúchas.

Trabalhamos em novas coreografias que irão revitalizar e dar maior qualidade aos nossos quadros de danças. Contratamos, na função de Diretor Artístico, o coreógrafo argentino Jorge Rios, que há mais de três anos está em Passo Fundo e irá coordenar o trabalho para o novo espetáculo e na montagem dos quadros para participarmos do festival”, salientou Zortéa.

O Cheonan World Dance Festival é classificado pelo Ministério da Cultura da Coréia dos Sul, como o melhor festival de dança do país, sendo realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do Governo da República. Cheonan também é a sede mundial da Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF).

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários