Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

CTG Os Desgarrados participou do IX Encontro Mundial de Folclore “Mi Peru”

por Eduardo Cover Godinho

25 integrantes da entidade tradicionalista de Guaporé mostraram um pouco da cultura do Rio Grande para o povo peruano

Comitiva da entidade tradicionalista foi composta por 25 integrantes
Foto: Divulgação

Peões e prendas do Centro de Tradições Gaúchas Os Desgarrados, de Guaporé, estiveram representando o Brasil no IX Encontro Mundial de Folclore “Mi Peru”, realizado entre os dias 1º e 13 de março no Peru. O festival, nas cidades de Lima (Capital) e Andahuaylas, reuniu grupos de danças e música folclórica da Argentina, Bolívia, Caribe, Chile, Equador, Eslováquia, Grécia, Ilha de Páscoa, Israel, México, Paraguai, Peru e Polônia. O espetáculo principal na capital peruana aconteceu nos dias 5 e 6 de Março, no Teatro Municipal. Na segunda semana as atividades se concentraram na cidade de Andahuaylas, dentro do marco das celebrações do "Carnaval Originário del Perú, Puklay 2016", organizada pela Municipalidade de Andahuaylas.

O IX Encontro “Mi Peru”, segundo os tradicionalistas guaporenses, não era competição, mas sim uma de troca de experiências e uma amostra da cultura de cada país/região participante. Os gaúchos do CTG Os Desgarrados, com 25 integrantes na comitiva, apresentaram-se na Embaixada Brasileira no Peru (Centro Cultura Brasil), Feira Mundial de Artesanato (Plaza das Artes), Parque Municipal de Huáscar (Villa El Salvador) e no Teatro Municipal de Lima. Nestes locais, levaram um pouco da mostra folclórica, costumes, indumentárias, declamação e a cultura do Rio Grande do Sul. As apresentações chamaram a atenção do povo peruano, que se “apaixonou pelo estilo do gaúcho”, destacou Michel da Silva, que fez parte do grupo.

“Fomos muito bem recebidos em Lima e Andahuaylas. O carinho do povo peruano chamou a atenção. Eles gostam dos brasileiros e apreciam a nossa cultura. Esperávamos que a população pedisse que dançássemos samba, já que somos conhecidos mundo a fora pelo Carnaval, mas não, eles queriam saber dos nossos costumes, das vestimentas e aprender um pouco mais sobre a nossa dança e a cultura do gaúcho. Foi uma experiência maravilhosa que esperamos repetir no futuro”, disse Michel, que é o posteiro da invernada adulta do CTG Os Desgarrados.

Em Andahuaylas, cidade distante 700 quilômetros de Lima, os guaporenses participaram do desfile de abertura e apresentação das delegações no “Carnaval Originário Del Peru, Pukllay 2016”.

“Adoramos a troca de experiências com as outras delegações e com o povo peruano. Eles foram muito simpáticos e receptivos. Tivemos uma grande parceria com todos os países. Foi divertido e principalmente enriquecedor para nós. Aprendemos um pouco mais sobre a cultura dos outros povos e eles puderam levar um pouco do tradicionalismo do Rio Grande. Podemos destacar o IX Encontro como um verdadeiro espetáculo de organização. Tudo ocorreu conforme o planejado e não nos faltou absolutamente nada ao longo dos 15 dias que estivemos em Lima e Andahuaylas”, disse Daniele Lanzari, uma das prendas do CTG Os Desgarrados.

Um dos momentos mais marcantes para o grupo tradicionalista foi a apresentação para mais de 10 mil pessoas no Estádio Municipal de Andahuaylas. O local, segundo o casal posteiro, estava completamente lotado e o povo peruano aplaudia de pé a todos que subiam no palco para mostrar sua cultura, através da dança e seus costumes.

 

Lazer

Além dos espetáculos, desfiles e longas viagens para mostrar o talento gaúcho nos palcos, vias urbanas, teatros e estádios, o grupo contou com atividades de lazer, turismo e integração com o povo peruano e demais delegações. Entre os locais visitados na Capital do Peru destacam-se o Museo Del Convento de San Francisco de Asis de Lima, Igreja e Catacumbas, Praça Mayor, Palácio do Governo, Parque do Amor, Mirante da Cidade de Lima e Praia do Chorillos. Em Andahuaylas, estiveram conhecendo a Igreja na Praça Principal, Lagoa da Pacucha e o Complexo Arqueológico de Sondor.

A patronagem e a invernada adulta do CTG Os Desgarrados agradeceram o empenho do Diretor Regis, da FEBRARP - Federação Brasileira de Artes Populares, do professor Paulo César, dos empresários que apoiaram a viagem, do casal Geneci e Adalberto Bastian, e de toda a comunidade que esteve torcendo pelo grupo ao longo de toda a caminhada.

“Agradecemos o empenho de todos, em especial do patrão Gilson Daí Prá, sua patronagem e os integrantes da entidade que não deixaram faltar nada para o grupo. Aos membros da invernada adulta queremos dizer que vocês foram espetaculares e bem representaram Guaporé e o CTG Os Desgarrados durante o IX Encontro Mundial de Folclore “Mi Peru”. Muitos não puderam participar por problemas particulares, mas não deixaram de nos incentivar e trabalharam conosco para que esse sonho fosse possível de ser realizado. A vocês, o nosso muito obrigado”, disseram Daniele e Michel.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários