CTG Os Desgarrados participou do IX Encontro Mundial de Folclore “Mi Peru”
25 integrantes da entidade tradicionalista de Guaporé mostraram um pouco da cultura do Rio Grande para o povo peruano
Foto: Divulgação
Peões e prendas do Centro de Tradições Gaúchas Os Desgarrados, de Guaporé, estiveram representando o Brasil no IX Encontro Mundial de Folclore “Mi Peru”, realizado entre os dias 1º e 13 de março no Peru. O festival, nas cidades de Lima (Capital) e Andahuaylas, reuniu grupos de danças e música folclórica da Argentina, Bolívia, Caribe, Chile, Equador, Eslováquia, Grécia, Ilha de Páscoa, Israel, México, Paraguai, Peru e Polônia. O espetáculo principal na capital peruana aconteceu nos dias 5 e 6 de Março, no Teatro Municipal. Na segunda semana as atividades se concentraram na cidade de Andahuaylas, dentro do marco das celebrações do "Carnaval Originário del Perú, Puklay 2016", organizada pela Municipalidade de Andahuaylas.
O IX Encontro “Mi Peru”, segundo os tradicionalistas guaporenses, não era competição, mas sim uma de troca de experiências e uma amostra da cultura de cada país/região participante. Os gaúchos do CTG Os Desgarrados, com 25 integrantes na comitiva, apresentaram-se na Embaixada Brasileira no Peru (Centro Cultura Brasil), Feira Mundial de Artesanato (Plaza das Artes), Parque Municipal de Huáscar (Villa El Salvador) e no Teatro Municipal de Lima. Nestes locais, levaram um pouco da mostra folclórica, costumes, indumentárias, declamação e a cultura do Rio Grande do Sul. As apresentações chamaram a atenção do povo peruano, que se “apaixonou pelo estilo do gaúcho”, destacou Michel da Silva, que fez parte do grupo.
“Fomos muito bem recebidos em Lima e Andahuaylas. O carinho do povo peruano chamou a atenção. Eles gostam dos brasileiros e apreciam a nossa cultura. Esperávamos que a população pedisse que dançássemos samba, já que somos conhecidos mundo a fora pelo Carnaval, mas não, eles queriam saber dos nossos costumes, das vestimentas e aprender um pouco mais sobre a nossa dança e a cultura do gaúcho. Foi uma experiência maravilhosa que esperamos repetir no futuro”, disse Michel, que é o posteiro da invernada adulta do CTG Os Desgarrados.
Em Andahuaylas, cidade distante 700 quilômetros de Lima, os guaporenses participaram do desfile de abertura e apresentação das delegações no “Carnaval Originário Del Peru, Pukllay 2016”.
“Adoramos a troca de experiências com as outras delegações e com o povo peruano. Eles foram muito simpáticos e receptivos. Tivemos uma grande parceria com todos os países. Foi divertido e principalmente enriquecedor para nós. Aprendemos um pouco mais sobre a cultura dos outros povos e eles puderam levar um pouco do tradicionalismo do Rio Grande. Podemos destacar o IX Encontro como um verdadeiro espetáculo de organização. Tudo ocorreu conforme o planejado e não nos faltou absolutamente nada ao longo dos 15 dias que estivemos em Lima e Andahuaylas”, disse Daniele Lanzari, uma das prendas do CTG Os Desgarrados.
Um dos momentos mais marcantes para o grupo tradicionalista foi a apresentação para mais de 10 mil pessoas no Estádio Municipal de Andahuaylas. O local, segundo o casal posteiro, estava completamente lotado e o povo peruano aplaudia de pé a todos que subiam no palco para mostrar sua cultura, através da dança e seus costumes.
Lazer
Além dos espetáculos, desfiles e longas viagens para mostrar o talento gaúcho nos palcos, vias urbanas, teatros e estádios, o grupo contou com atividades de lazer, turismo e integração com o povo peruano e demais delegações. Entre os locais visitados na Capital do Peru destacam-se o Museo Del Convento de San Francisco de Asis de Lima, Igreja e Catacumbas, Praça Mayor, Palácio do Governo, Parque do Amor, Mirante da Cidade de Lima e Praia do Chorillos. Em Andahuaylas, estiveram conhecendo a Igreja na Praça Principal, Lagoa da Pacucha e o Complexo Arqueológico de Sondor.
A patronagem e a invernada adulta do CTG Os Desgarrados agradeceram o empenho do Diretor Regis, da FEBRARP - Federação Brasileira de Artes Populares, do professor Paulo César, dos empresários que apoiaram a viagem, do casal Geneci e Adalberto Bastian, e de toda a comunidade que esteve torcendo pelo grupo ao longo de toda a caminhada.
“Agradecemos o empenho de todos, em especial do patrão Gilson Daí Prá, sua patronagem e os integrantes da entidade que não deixaram faltar nada para o grupo. Aos membros da invernada adulta queremos dizer que vocês foram espetaculares e bem representaram Guaporé e o CTG Os Desgarrados durante o IX Encontro Mundial de Folclore “Mi Peru”. Muitos não puderam participar por problemas particulares, mas não deixaram de nos incentivar e trabalharam conosco para que esse sonho fosse possível de ser realizado. A vocês, o nosso muito obrigado”, disseram Daniele e Michel.
Comentários